A Arquitetura celebra 35 anos de existência na Universidade de Coimbra (UC), no dia 19 de setembro. A comemoração tem início pelas 14h30, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra.
É lançado o livro “Ensaios” e haverá o debate “Diálogos”. No final do dia, pelas 19h00, é inaugurada a exposição “Impressões”, no Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC). A celebração termina com uma festa, a partir das 22h00.
“O livro “Ensaios” reproduz igualmente a vida pedagógica, científica e académica percorrida tanto dentro como fora do ambiente do DARQ e da Universidade de Coimbra (UC)”, revela Luís Miguel Correia, diretor do DARQ, citado em comunicado pela FCTUC. O docente acrescenta que a publicação reúne o contributo de quarenta e dois docentes e retrata os distintos interesses disciplinares dos autores e, em consequência, os que desde setembro de 1988 se partilham em coletivo.
“Embora deste leque de reflexões possa ecoar certo passado da nossa presença na UC, crê-se, sobretudo, que dele emana um potencial prospetivo e sugestivo do caminho a trilhar nos anos vindouros. A pretexto dos 35 anos da Arquitetura na UC, produz-se com “Ensaios” uma estreita síntese das vocações disciplinares do corpo docente e dos conhecimentos por ele cumpridos e a cumprir”, refere o diretor do DARQ.
À semelhança do livro, também “Diálogos” e “Impressões” pretendem mostrar a história destes 35 anos de Arquitetura na UC. “O debate, que conta com a participação de Alexandre Alves Costa, Ana Drago, Clara Almeida Santos e Gonçalo Byrne, e moderação de Jorge Figueira e Nuno Grande, tratará de perspetivas atuais e desafios futuros no mundo da arquitetura. Já a exposição mostrará imagens que ilustram a reflexão proposta pelos autores de “Ensaios””, conclui Luís Miguel Correia.
As celebrações das três décadas e meia de Arquitetura na UC inclui o encontro Escola de Coimbra 2023, no dia 21 de setembro, das 9h30 às 18h00, no Auditório da Reitoria da UC.