No Festival de Cinema de Veneza, na sexta-feira, 1 de setembro de 2023, foram revelados os cinco filmes europeus finalistas ao Prémio do Público LUX 2024.
“Adoramos o nosso filme europeu, pois reflete os nossos sonhos, medos e esperanças. O público europeu demonstrou o seu empenho no ano passado, com 45 000 cidadãos a participar na seleção do filme vencedor. Este ano, cada um dos cinco filmes escolhidos oferece uma perspetiva única sobre os desafios e oportunidades que a sociedade europeia enfrenta – capacitar mulheres e raparigas, aumentar a justiça social e a igualdade, bem como reforçar a diversidade”, disse Evelyn Regner, Vice-Presidente do Parlamento Europeu.
Evelyn Regner acrescentou: “Agora é hora de escolher o próximo vencedor connosco: fique atento às exibições gratuitas em todos os países da UE e dê a sua opinião classificando os filmes na nossa plataforma.”
Os filmes europeus finalistas
■ 20 000 Espécies de Abelhas, do diretor espanhol Estibaliz Urresola Solaguren, conta a história de uma criança de oito anos que sofre porque as pessoas continuam a tratá-la de maneiras que causam desconforto. Durante um verão no País Basco, a criança confidencia estas preocupações a familiares e amigos. Mas como pode uma mãe lidar com a busca de identidade do seu filho quando ela própria ainda está a lidar com o seu próprio legado parental ambivalente?
■ Em Fallen Leaves, do diretor finlandês Aki Kaurismäki, conhecemos duas almas solitárias que procuram o amor de suas vidas: sua chance, um encontro comovente em uma noite de Helsinque, é prejudicado pelo seu alcoolismo, pela perda de detalhes de contacto e pela vida em geral, que tem um talento especial para colocar obstáculos no caminho das pessoas que aspiram à felicidade.
■ On the Adamant, do diretor francês Nicolas Philibert, é um documentário que aborda uma creche única: uma estrutura flutuante localizada às margens do Sena, no coração de Paris. Acolhe adultos com perturbações mentais, oferecendo-lhes cuidados que os fundamentam no tempo e no espaço e os ajudam a recuperar ou a manter o ânimo. O filme convida-nos a embarcar e a conhecer os pacientes e cuidadores que dão vida ao centro no dia-a-dia.
■ Smoke Sauna Sisterhood, da diretora estoniana Anna Hints, segue um grupo de mulheres que se reúnem na escuridão segura de uma sauna a vapor para compartilhar os seus pensamentos e segredos mais íntimos. Envolvidas por um calor quente e denso, elas desnudam-se para expulsar os medos e vergonhas presas aos seus corpos e recuperar forças.
■ The Teachers’ Lounge, dirigido por Ilker Çatak e produzido na Alemanha, conta a história de Carla, uma jovem professora do ensino médio, que se distingue dos colegas pelo idealismo. Quando uma série de roubos não resolvidos azedam o clima entre o corpo docente, Carla decide investigar. Com a ajuda de uma câmara escondida e para surpresa de todos, ela expõe o ladrão, mas sua revelação liberta forças que fogem ao controlo e apresenta a Carla um dilema insolúvel.
Os cinco europeus filmes nomeados serão legendados nas 24 línguas oficiais da União Europeia (UE) e exibidos nos cinemas de toda a UE. Os Gabinetes de Ligação do Parlamento também organizarão exibições gratuitas nos Estados-Membros para promover localmente os filmes nomeados.
Os cidadãos da UE que assistam às exibições poderão avaliar os filmes com cinco estrelas, a partir de 1 de setembro, através da plataforma dedicada ao prémio LUX. O vencedor será selecionado conjuntamente pelos deputados ao Parlamento Europeu e pelas avaliações do público, cada um representando 50% do resultado final. O filme vencedor será anunciado em março de 2024, numa cerimónia dedicada organizada no Parlamento Europeu.