O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, reuniu com a Presidente da Geórgia, Salome Zurabishvil, tendo destacado a decisão do Conselho Europeu de conceder à Geórgia a perspetiva europeia como uma oportunidade histórica que não deve ser desperdiçada.
Charles Michel reafirmou o compromisso da União Europeia (UE) em apoiar a Geórgia no avanço da sua trajetória europeia, e “salientou igualmente a necessidade de o país aprofundar ainda mais as reformas necessárias, nomeadamente nas áreas da justiça, da desoligarquização e da luta contra a corrupção e do pluralismo dos meios de comunicação social, que são agora essenciais; a despolarização e a construção de uma cultura política inclusiva também são de importância prioritária”.
O Presidente do Conselho Europeu elogiou o empenho pessoal da Presidente da Geórgia “em fazer avançar a perspetiva europeia da Geórgia”, e reafirmou o apoio inabalável da UE à integridade territorial e à soberania da Geórgia dentro das suas fronteiras internacionalmente reconhecidas. Salientou que a UE continua empenhada em aumentar a resiliência da Geórgia.
Entretanto, na Geórgia o Partido político no poder pretende destituir a Presidente, devido às posições pro-União Europeia e sobre acusação de violação da Constituição do país.