Governo nomeia novo Comandante-geral da GNR. A decisão tomada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e o Ministro da Administração interna, José Luís Carneiro, recaiu sobre o Tenente-general Rui Veloso.
Para o cargo Diretor Nacional da Polícia de Segurança Pública a decisão do Primeiro-Ministro, António Costa, e o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, foi para o Superintendente-chefe José Barros Correia
Em comunicado o Governo indica que as decisões de nomeação, foi ouvido o Secretário-Geral do Sistema de Segurança Interna, embaixador Paulo Vizeu Pinheiro.
As nomeações são justificadas pelo Governo devido ao facto de o atual responsável da GNR, Tenente-general Santos Correia, ter atingido o limite de idade de passagem à reserva a 31 de agosto e por o responsável da PSP, Superintendente-chefe Magina da Silva, ter solicitado a cessação de funções, que Governo aceitou.
No comunicado o Governo agradece, ao Tenente-general Santos Correia e ao Superintendente-chefe Magina da Silva, “a elevação institucional, o profissionalismo e a entrega abnegada à missão de serviço público que desenvolveram”.
A posse do Tenente-general Rui Veloso e do Superintendente-chefe Barros Correia está agendada para o próximo dia 4 de setembro de 2023.