O Mosteiro de Sanfins passa a ter um Centro Interpretativo. A obra do novo espaço de interpretação, que já se encontra concluída, irá, em breve, acolher e orientar os visitantes.
A obra da responsabilidade da Câmara Municipal de Valença implicou um investimento de 255 mil euros, com financiamento do FEDER no âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE do NORTE 2020. Com uma estrutura, à base de granito e traves de madeira, apresenta-se como um bloco distinto mas perfeitamente enquadrado no ambiente e com a arquitetura existente.
Um novo espaço que nasceu a partir do aproveitamento / revitalização da antiga Casa dos Caseiros expandindo-se pelas ruínas laterais, dispondo agora de sala multiusos, sala de exposições, receção e instalações sanitárias, entre outras valências.
Com o novo espaço irá permitir interpretar e dar a conhecer a vida, as vivências, os valores naturais, patrimoniais e históricos do complexo do mosteiro, proporcionando uma experiência mais rica aos visitantes / turistas.
O Mosteiro de Sanfins é um dos monumentos românicos mais importantes de Portugal, com as primeiras referências a apontarem para o ano de 604 DC.