Uma das referências ao país atribuída pelos turistas estrangeiros é a qualidade da gastronomia. Uma gastronomia que na região do Minho possui caraterística diferenciadora. Uma das grandes maravilhas gastronómicas de Portugal, e que em Gondomil, Valença, é o Anho no forno, com arroz pingado, em alguidar, confecionado nos fornos a lenha, à moda antiga.
Este ano, no fim-de-semana, de 2 e 3 de setembro, o Festival Gastronómico Sabores do Anho regressa a Gondomil. Uma iniciativa da Junta da União de Freguesias de Sanfins e Gondomil e da Associação Cultural de Gondomil e que tem o apoio da Câmara Municipal de Valença.
De acordo com a organização o Largo de Santa Rita, em Gondomil, é o espaço de acolhimento do festival gastronómico. Um festival em que os anhos, preparados para este festival, são criados em pastoreio livre nos montes e campos locais, entre a erva e a carqueja que dão um toque singular à carne do anho.
O anho é preparado com banhos de temperos das ervas aromáticas da região e vai a cozer lentamente nos tradicionais fornos de lenha.
À mesa o Anho no Forno apresenta-se tostado, tenro e suculento, em cima no típico alguidar oval de barro minhoto. Na base, o arroz pingado incorpora os sabores do anho durante a cozedura, proporcionando um arroz divinal. Uma mesa que nos transporta para um tempo passado em que as refeições assumiam um lugar de destaque de poder social.
Em Gondomil e durante dois dias é possível saborear um manjar que ficará de recordação e desfrutar de um amplo programa de animação, com destaque para a atuação da orquestra Costa Rica no sábado à noite e do Tiago Maroto no domingo à tarde. No sábado de manhã, as arruadas de bombos, a anunciar o evento, estarão a cargo do Grupo de Bombos São Cristóvão de Gondomil.
A mesa de Anho no Forno pode ser saboreada no sábado 2 de setembro, ao almoço, a partir das 12h00 e ao jantar, a partir das 19h00 e no domingo 3 de setembro ao almoço, também, a partir das 12h00.