A Comissão Europeia entregou hoje, 25 de julho, 1,5 mil milhões de euros do pacote de assistência macrofinanceira “Mais” a favor da Ucrânia, de um valor total de 18 mil milhões de euros.
A União Europeia está a ajudar a Ucrânia a cobrir as suas necessidades imediatas de financiamento, ao garantir um apoio financeiro estável, previsível e substancial em 2023.
Com esta entrega de hoje, a Ucrânia já recebeu, este ano, 10,5 mil milhões de euros ao abrigo da assistência macrofinanceira “Mais”.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou: “Hoje desbloqueámos mais 4,5 mil milhões de euros para a Ucrânia, que serão enviados ao longo dos próximos três meses. Continuaremos a prestar à Ucrânia um apoio financeiro firme, face às consequências da guerra brutal de agressão que o país enfrenta. E fá-lo-emos enquanto for preciso.”
Ursula von der Leyen acrescentou: “Propusemos um valor que pode ir até aos 50 mil milhões de euros entre o próximo ano e 2027 para financiar reformas e investimentos transformadores na Ucrânia.”
Globalmente, desde o início da guerra, o apoio da União Europeia à Ucrânia e aos ucranianos ascende a 76 mil milhões de euros, que incluem apoio financeiro, humanitário, orçamental de emergência e militar à Ucrânia, dos Estados-Membros e das instituições financeiras europeias, bem como recursos disponibilizados para ajudar os Estados-Membros a dar resposta às necessidades dos ucranianos que fogem da guerra.