Na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que se realizará em Lisboa, de 1 a 6 de agosto, os eventos centrais vão ter a participação de vários artistas portugueses.
Buba Espinho, Carminho, Cecília Rodrigues, Héber Marques (membro fundador dos HMB), Mariza, Miguel Carmona, Mimi Froes, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Salvador Seixas e Tiago Bettencourt são os artistas portugueses que vão atuar na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.
A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 indicou que as atuações destes artistas decorrerão nos Eventos Centrais que contarão com a presença do Papa Francisco, nomeadamente o Acolhimento e a Via Sacra, que se realizam na Colina do Encontro, no Parque Eduardo VII; e a Vigília, que se realiza no Campo da Graça, no Parque Tejo.
Os artistas portugueses juntam-se, assim, ao Coro e à Orquestra da JMJ Lisboa 2023 de que fazem parte músicos de todo o país, e ao Ensemble23, composto por jovens bailarinos de 22 nacionalidades.
O objetivo é fazer da Jornada Mundial da Juventude um lugar de beleza, e que como afirmou o Papa Francisco, citado pela Fundação, a beleza “é capaz de criar comunhão, porque une Deus, o homem e a criação numa única sinfonia; porque une o passado, o presente e o futuro; porque atrai diferentes povos e nações distantes ao mesmo lugar e os envolve no mesmo olhar”.