Portugal tem uma larga tradição em conservas. Atualmente a tradição está viva e atrai consumidores de várias latitudes. Um exemplo é em Matosinhos a Pinhais que fabrica conservas artesanais utilizando um processo tradicional único.
O processo de fabrico e a sua história centenária podem ser conhecidos numa visita imersiva aos escritórios originais e à fábrica atual, a terminar com uma degustação dos sabores mais autênticos do nosso litoral atlântico.
A Conservas Pinhais Factory Tour foi eleita como o “Tripadvisor Travellers’ Choice de 2022” e destacada num artigo do New York Times, mas os resultados das visitas podiam ainda ser melhorados. Um trabalho que coube à Mojobrands que começou por analisar algumas das principais atrações de marca na Europa, e a partir do estudo, concluiu que os turistas gostam de conhecer a magia por detrás do produto que apreciam.
No caso particular da Pinhais, existe um produto de excelência, mas os turistas não o conhecem. Para dar a conhecer o produto a Mojobrands definiu a importância de construir uma imagem clara na mente dos potenciais clientes, suficientemente forte para os levar a querer descobrir a fábrica e as conservas.
“Da pesquisa que realizámos, surgiu o insight de que o momento mais significativo da visita ao museu era a degustação das conservas. Assim, para tornar esta experiência ainda mais especial, teríamos que dar destaque à imensa qualidade das sardinhas. Mas, apesar de ser notório que esta qualidade resulta de um processo produtivo único, o reconhecimento existente no mercado não estava a ser aproveitado pela marca. Neste contexto, estava preparado o terreno para criarmos o conceito da nossa campanha“, revelou, em comunicado, Tiago Barquinha, Diretor Criativo da Mojobrands.
Foi criado um novo posicionamento e um storytelling adequado a um discurso mais internacional, pensando na Nuri como principal marca de exportação. “We bring you the best sardines in the world” e surgiu, então, como conceito da campanha, afirmando orgulhosamente e com propriedade que estas são, efetivamente, as melhores sardinhas do mundo.
Para concretizar esta campanha, foi adotado o investimento em parcerias com influencers e na aplicação de publicidade nos elétricos do Porto, e foi também promovida uma reestruturação das plataformas digitais, e criada uma nova imagem para a marca que levasse a um aumento do apelo gastronómico, inspirando as pessoas a consumir, evidenciando a diversidade de pratos, preparações e degustações possíveis.
“Queremos acreditar que trabalhamos para oferecer as melhores sardinhas do mundo e que esta campanha irá trazer muitos e bons resultados para as nossas marcas e para o museu”, afirmou Patrícia Sousa, Diretora de Marketing Conservas Pinhais.