Conferência “Artes e Humanidades na Transição Digital” no CCB, Lisboa

Conferência "Artes e Humanidades na Transição Digital" traz a Lisboa dois dos mais prestigiados pensadores da atualidade, no domínio da cultura e das artes. Yuk Hui, a 6 julho e Claire Bishop a 7 julho, às 18h15, na Sala Almada Negreiros, com entrada livre.

Conferência “Artes e Humanidades na Transição Digital” no CCB, Lisboa
Conferência “Artes e Humanidades na Transição Digital” no CCB, Lisboa. Foto: DR

A Conferência “Artes e Humanidades na Transição Digital” que irá decorrer no CCB, em Lisboa, com organização do ICNOVA – Instituto de Comunicação, NOVA FCSH – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa, nos dias 6 e 7 de julho, às 18h15, na Sala Almada Negreiros, com entrada livre mediante inscrição para o email bilheteiraccb@ccb.pt, com levantamento do bilhete na Bilheteira do CCB.

A Conferência propõe uma reflexão sobre o conhecimento e a criatividade na era da transição generalizada da cultura para uma ecologia digital. O programa abordará temáticas ligadas à cognição e produção cultural na era da Inteligência Artificial e da automação, às novas epistemologias, literacias e técnicas culturais, às indústrias cognitivas e criativas, às humanidades digitais e ao pós-digital, entre outros tópicos sobre conhecimento, cultura, tecnologia e artes.

Compreender a condição digital é crucial para entender a crise antropológica, ecológica e cosmológica do presente e resistir a uma universalização unidirecional da tecnologia. Esta crise torna urgente que imaginemos futuros alternativos, mas também que nos interessemos pelo digital e exploremos criticamente esta temporalidade da transição, assim como as possibilidades transformadoras e transgressoras abertas por este mesmo estar em trânsito.

A Conferência Artes e Humanidades na Transição Digital traz a Lisboa dois dos mais prestigiados pensadores da atualidade, no domínio da cultura e das artes.

Yuk Hui (City University de Hong Kong)

Yuk Hui estudou Engenharia Informática na Universidade de Hong Kong e Filosofia na Goldsmiths College em Londres, onde escreveu a sua tese de doutoramento sob orientação do filósofo francês Bernard Stiegler (1952-2020). E obteve a sua Agregação em Filosofia da Técnica na Universidade de Luneburgo. Foi investigador de pós-doutoramento no Institut de Recherche et d’Innovation do Centre Georges Pompidou em Paris (2012) e investigador visitante nos Laboratórios da Deutsche Telekom, em Berlim (2013). Desde 2010, tem ensinado em várias instituições, incluindo o Goldsmiths College, a Universidade Luneburgo, a Universidade Bauhaus, o Instituto Strelka de Moscovo, a Academia Chinesa de Arte e a Universidade da Cidade de Hong Kong. Os seus livros incluem: Cosmotechnics: For a Renewed Concept of Technology in the Anthropocene (2021), On the Existence of Digital Objects (2016), The Question Concerning Technology in China. An Essay in Cosmotechnics (2019), Recursivity and Contingency (2019), Art and Cosmotechnics (2021).

Claire Bishop (City University de New York)

Claire Bishop é Professora de História da Arte, é amplamente considerada uma pensadora original e uma intérprete criativa da arte contemporânea, bem como uma académica de grande dinamismo. O seu doutoramento, de 2002, realizado na Universidade de Essex, foi publicado sob o título Installation Art: A Critical History, tornando-se rapidamente um recurso indispensável para qualquer pessoa interessada no tema. O volume que editou sobre a mesma temática, Participation (2006) é também amplamente conhecido. A obra Artificial Hells: Participatory Art and the Politics of Spectatorship (2012) ganhou o prémio Frank Jewett Mather da College Art Association para crítica de arte em 2013. Os seus projetos incluem um pequeno livro sobre os Events de Merce Cunningham e Disordered Attention, uma coleção de ensaios sobre arte contemporânea e performance desde a década de 1990. Os seus livros e artigos foram traduzidos para vinte línguas. Claire Bishop é também editora colaboradora da Artforum.