O filme “Close”, do realizador belga Lukas Dhont, foi distinguido com o LUX Prémio do Público 2023. A cerimónia decorreu no hemiciclo do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
O filme, coproduzido pela Bélgica, França e Holanda, conta a história de uma amizade intensa entre dois rapazes de 13 anos, Leo e Remi. Quando a amizade deles é subitamente interrompida, Leo aproxima-se de Sophie, a mãe de Remi, esforçando-se para compreender o que aconteceu. “Close” é um filme sobre a amizade e a responsabilidade.
Os outros quatro filmes pré-selecionados para o Prémio foram: “Fogo-Fátuo”, do realizador português João Pedro Rodrigues; “Alcarràs” da realizadora espanhola Carla Simón; “Burning Days”, do realizador turco Emin Alper; e “Triângulo da Tristeza” do realizador sueco Ruben Östlund.
O filme vencedor foi escolhido através da combinação da votação do público e dos eurodeputados, cada um pesando 50%. A plataforma de prémios recebeu cerca de 45.000 classificações (avaliações numa escala de 1 a 5 estrelas) de espetadores europeus e de 360 de eurodeputados.