A Volkswagen apresenta o novo ID.7, o primeiro modelo totalmente elétrico da marca para a classe média alta. A combinação de autonomias até 700 quilómetros (WLTP) (Dependendo do tamanho da bateria), motorização elevada, interior espaçoso e tecnologias premium tornam o ID.7 uma veículo confortável para viagens de longa distância.
Com quase cinco metros de comprimento, o modelo ID.7 também possui um conceito operacional melhorado com foco no utilizador e um design de alta qualidade. O lançamento do ID.7 está previsto para este ano na Europa e na China, e a partir de 2024 na América do Norte.
Thomas Schäfer, CEO da Volkswagen Passenger Cars, referiu: “Com o ID.7 estamos a dar o próximo passo na ofensiva elétrica. O veículo oferece um alto nível de conforto e longas distâncias. Já em 2026, iremos oferecer a mais ampla gama elétrica de todos os fabricantes na Europa, desde o modelo básico por menos de 25.000 euros até o ID.7 como o novo modelo de topo dentro da família ID. O nosso objetivo é atingir uma participação de 80% de carros elétricos na Europa até 2030. A partir de 2033, a Volkswagen produzirá apenas veículos elétricos na Europa”.
O ID.7 é o primeiro modelo MEB com uma geração de acionamento totalmente nova e altamente eficiente. Com 210 kW, é, até agora, o motor elétrico mais potente e de maior torque num modelo Volkswagen ID. Esta variante de potência é utilizada no ID.7 independentemente do tamanho de bateria escolhido. A unidade de potência com a designação interna APP550 foi desenvolvida em conjunto com a Volkswagen Group Components em Kassel, na Alemanha, e também é produzida no mesmo local.
O novo acionamento elétrico foi otimizado sobretudo em termos de consumo de energia. Dependendo do tamanho da bateria, prevê-se que WLTP alcance até 700 quilómetros e capacidades de carregamento de até cerca de 200 kW. O ID.7 com quase cinco metros de comprimento foi projetado com base em princípios aerodinâmicos. O tejadilho inclina-se elegantemente para trás em estilo coupé e contribui para alcançar um excelente coeficiente aerodinâmico de cerca de 0,23 consoante o equipamento do veículo. A longa distância entre eixos e as saliências curtas criam muito espaço no interior do veículo para todos os ocupantes.
Volkswagen com novo conceito de operação e opções de equipamento
Um novo conceito de operação e exibição é introduzido no ID.7. Com isso, a Volkswagen reagiu ao feedback de seus clientes e melhorou a experiência operacional em áreas relevantes. Isso inclui os seguintes recursos, como padrão:
■ Um ecrã de sistema de Infoentretenimento de 38 centímetros (15 polegadas).
■ O head-up display de realidade aumentada.
■ Um novo conceito operacional de ar condicionado integrado no nível superior do sistema de infoentretenimento, bem como botões para funções favoritas, livremente atribuíveis.
■ Um controlo deslizante de toque retroiluminado.
Imelda Labbé, Membro do Conselho de Administração da Marca para Vendas, Marketing e Pós-Venda, referiu: “O ID.7 é um modelo extremamente importante para a marca Volkswagen na Europa, China e América do Norte. O ID.7 oferece um pacote atraente que vai entusiasmar os atuais e novos clientes Volkswagen, em todo o mundo. Neste Volkswagen, estamos a oferecer tecnologias premium que impressionam pela exclusividade, conforto premium e alto grau de usabilidade no dia-a-dia”.
Com novos assentos com massagem e teto solar panorâmico regulável eletronicamente, o ID.7 oferece também opções de equipamentos que estão presentes apenas nas classes superiores premium de concorrentes.
O novo teto solar panorâmico com vidro inteligente pode ser configurado em opaco ou transparente, por controlo de toque. Como muitas outras funções no ID.7, o teto também pode ser operado por meio de comandos de voz naturais – isso ocorre usando o novo assistente de voz IDA.
Os bancos dianteiros opcionais também são um novo desenvolvimento: pela primeira vez num Volkswagen, eles oferecem opcionalmente um Climatronic de assento adaptável – com resfriamento ou aquecimento conforme necessário e também uma função de secagem. Uma função de massagem com o selo de aprovação da Campanha Alemã para Costas Mais Saudáveis (AGR) também está disponível.
Melhores sistemas de assistência
O Travel Assist com dados de “enxame” de circulação de outros veículos pode assumir o controlo lateral e longitudinal do ID.7 conforme o necessário. A Volkswagen desenvolveu o recurso em conjunto com a CARIAD, empresa de software do Grupo VW.
Assim, o motorista pode usar no ID.7 o Travel Assist para suportar a mudança de faixa assistida numa autoestrada com várias faixas a velocidades superiores a 90 km/h. O motorista monitora, mas o esforço de dirigir é significativamente reduzido.
Para estacionar, o Volkswagen elétrico pode realizar manobras assistidas de forma independente de diversas formas. Uma delas é o estacionamento com função de memória a uma distância de até 50 metros. Para isso, o motorista permanece sentado no ID.7 ou monitoriza o processo de estacionamento do lado de fora do veículo por meio de APP para smartphone.
Volkswagen prevê lançar dez novos modelos elétricos até 2026
O novo ID.7 é um dos dez novos modelos elétricos que serão lançados pela Volkswagen até 2026. Só neste ano é apresentado o novo ID.3, o ID. Buzz com longa distância entre eixos e ID.7. Um SUV compacto elétrico e a versão de produção do ID.2all a um preço inferior a 25.000 euros está previsto para 2026. Isto vai dar ao fabricante de automóveis a mais ampla gama de veículos elétricos em comparação com seus concorrentes.
O novo ID.7 será produzido na fábrica da Volkswagen em Emden (Alemanha) para os mercados europeu e norte-americano. Na China, os correspondentes modelos ID.7 serão produzidos localmente.