A BMW Group arranca com a produção da nova geração do MINI Countryman totalmente elétrica na sua fábrica em Leipzig, na Alemanha, em novembro de 2023. Um MINI elegante e versátil que vai continuar a ofensiva de produtos da marca MINI em modelos totalmente elétricos.
Com cinco portas e um interior de uso variável, o maior modelo da nova família de veículos MINI está a levar a marca a uma era de eletromobilidade localmente livre de emissões. Com a tração integral opcional, o poderoso veículo para aventuras também garante um prazer de condução seguro fora da estrada.
Lembramos que a partir de 2017, a segunda geração do MINI Countryman apresentou o MINI Cooper SE Countryman ALL4 como o primeiro modelo MINI híbrido plug-in com um motor elétrico adicional de 65 kW/88 Cv no eixo traseiro.
A nova geração do maior modelo MINI é totalmente elétrica e localmente livre de emissões. O MINI Countryman E oferece 140 kW/191 Cv, enquanto o MINI Countryman SE ALL4 é o primeiro veículo totalmente elétrico com tração nas quatro rodas da marca. Duas unidades motrizes altamente integradas no eixo dianteiro e no traseiro que juntas geram uma potência de 230 kW/313 Cv, incluindo um impulso temporário.
A capacidade da bateria é de 64,7 kWh. Com um alcance estimado de cerca de 450 Km, o MINI Countryman sente-se tão confortável no centro da cidade como no campo, em longas distâncias. Com o MINI Countryman totalmente elétrico, a MINI está a expandir ainda mais a proporção de modelos eletrificados.
Com comprimento aumentado em 13 centímetros para 4.429 mm, o espaçoso MINI oferece ainda mais espaço e conforto para seus ocupantes. A altura cresceu quase seis centímetros para agora os 1.613 mm, oferecendo ainda mais altura livre.
Uma das preocupações da marca com o novo MINI Countryman é combinar eletromobilidade localmente livre de emissões com uma maior compatibilidade ambiental, possível também na produção. Para isso a marca dispensou todos os elementos decorativos no exterior e no interior e a fabricação das rodas é em liga leve fundidas com até 70% de alumínio secundário. Assim, em combinação com o uso de eletricidade verde na produção, as emissões de CO2 podem ser significativamente reduzidas em comparação com os processos de fabricação convencionais.
Também as superfícies dos painéis, volante, forro e assoalho do veículo e tapetes são de poliéster reciclado obtido a partir de garrafas PET e restos de carpetes. Esta alternativa de alta qualidade, colorida e confortável aos materiais tradicionais reduz as emissões de CO2 ao longo da cadeia de valor em até 85% e enfatiza o foco em minimizar a pegada ecológica da próxima geração do modelo MINI.
A estratégia sustentável de longo prazo para geração e consumo de energia da “fábrica verde” do BMW Group em Leipzig inclui quatro turbinas eólicas com 190 metros de altura nas instalações da fábrica. Isto poderá gerar mais de 20 GWh de eletricidade a partir da energia eólica por ano.
Na Unidade de Baterias são usadas até 700 baterias de alta tensão, de segunda vida de veículos BMW i3, para armazenar energia, como a gerada pelas turbinas eólicas. Ao armazenar a energia nas instalações, a gestão de energia local pode ser otimizada e a rede elétrica mantida estável.
O BMW Group indicou que irá expandir a capacidade de produção de componentes eletrónicos no local em oito linhas de produção até 2024, num investimento de mais de 800 milhões de euros. Para a marca a descarbonização da produção por meio da substituição de combustíveis fósseis por hidrogénio é o foco daquela que já é uma das mais modernas e sustentáveis unidades de produção automóvel do mundo.