A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) elegeu para seu presidente o neurocirurgião Bruno Santiago, para o mandato de dois anos, 2023 e 2024.
Bruno Santiago é licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina de Lisboa, e especialista em Neurocirurgia, desde 2009. Atualmente é neurocirurgião no Hospital da Luz Lisboa e assistente convidado da Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa.
O neurocirurgião tem estado envolvido em vários cursos nacionais e internacionais de formação pós-graduada e é responsável pelo primeiro curso de simulação em cirurgia da coluna em Portugal.
Bruno Santiago tem vindo, nos últimos anos, a assumir cargos relevantes, como vice-presidente da SPPCV (2021-2022), responsável pelo capítulo português da associação internacional AO Spine (2021-2023), coordenador da comissão de treino da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia (2021 e 2022), entre outros.
“A nova Direção pretende dar continuidade ao percurso de crescimento e relevância desta sociedade, alicerçado no dinamismo dos seus associados”, referiu Bruno Santiago, citado em comunicado pela SPPCV.
O neurocirurgião acrescentou: “Teremos como objetivo manter a aposta em eventos científicos de grande valor, bem como na colaboração com outras sociedades científicas portuguesas e internacionais. Pretendemos contribuir também para a elaboração de um programa estruturado de subespecialização em cirurgia da coluna e na implementação duma plataforma nacional de registo de doentes, com uma medição efetiva dos resultados dos tratamentos cirúrgicos”, menciona Bruno Santiago.
“Consideramos ainda essencial manter o desenvolvimento de campanhas de sensibilização destinadas ao público em geral, que reforçam a importância das doenças da coluna na sociedade e da necessidade de cuidar da saúde das costas corretamente” conclui o novo presidente da SPPCV.
A nova Direção da SPPCV é constituída pelos médicos Pedro Santos Silva e Nélson Carvalho como Vice-presidentes, José Miguel Sousa, enquanto Tesoureiro, Ricardo Rodrigues Pinto, na função de Secretário-geral, e Vitor Castro (suplente).
A SPPCV, fundada em 2003, tem o objetivo da promoção, estudo, investigação e divulgação das questões inerentes à problemática da prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias da coluna vertebral.