A União Europeia (UE) vai investir mais 125 milhões de euros no reforço dos sistemas de saúde, para contribuir para o alargamento da cobertura universal de saúde. O investimento é feito no âmbito de um programa em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Comissária para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, referiu que com a nova Estratégia Global de Saúde “a UE continua a desenvolver e fortalecer parcerias significativas e mutuamente benéficas para a saúde”.
“Como a COVID-19 destacou dramaticamente, sistemas de saúde resilientes e acesso equitativo aos cuidados de saúde são essenciais para garantir o bem-estar individual e identificar e gerenciar ameaças à saúde pública de maneira eficaz, concluiu a Comissária.
Também Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, referiu: “A pandemia de COVID-19 tem sido uma evidência devastadora de que a UHC é a base para a resiliência e o desenvolvimento sustentável para todos. Isso é verdade para indivíduos e famílias que enfrentam uma doença com risco de vida e é verdade para países – e o mundo inteiro – diante de epidemias e pandemias”.