Alexandra Cerveira Lima, licenciada em História, Variante de Arqueologia e Mestre em Arqueologia, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi escolhida, após concurso de seleção internacional para diretora do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa e do Museu dos Biscainhos, em Braga, indicou a Regional de Cultura do Norte.
A nova diretora possui também diplomas do Programa de Formação em Gestão Pública (FORGEP) e do Curso de Alta Direção em Administração Pública (CADAP), do Instituto Nacional de Administração I.P. (INA).
Entre 2004 e 2010, Alexandra Cerveira Lima foi Diretora do Parque Arqueológico do Vale do Côa, tendo assegurado a abertura e o primeiro meio ano de funcionamento do Museu do Côa.
Entre novembro de 2016 e setembro de 2018, exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Museus e Património Cultural da Câmara Municipal do Porto (CMP) e entre setembro de 2018 e janeiro de 2022, o cargo de Chefe da Divisão de Património Cultural da CMP.
Entre diversas atividades e funções foi formadora e docente no ensino básico e superior, técnica superior no Parque Nacional da Peneda-Gerês e no Parque Natural do Douro Internacional, do quadro do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e técnica superior no Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Nos domínios da investigação participou em diversos projetos e é autora e coautora de artigos e livros no âmbito dos projetos, bem como tem vindo a participar, como oradora e palestrante, em congressos, encontros científicos, seminários e ações de divulgação.
Alexandra Cerveira Lima foi fundadora e dirigente da Associação Profissional de Arqueólogos e da Associação de Amigos do Parque e Museu do Côa e consultora da Associação Transumância e Natureza.