A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) traz à Web Summit, que se realiza em Lisboa, de 1 a 4 de novembro de 2022, uma Missão de Internacionalização que inclui 60 startups e 20 empresas inovadoras.
A ApexBrasil divulgou que a sua presença no “Pavilhão Brasil Inovador”, com 225 metros quadrados de área e um palco próprio, irá ter uma programação diversificada onde participam instituições-chave do ecossistema brasileiro. Pitches de startups, sessões com investidores, happy hours, além de espaços para produção de podcasts e experiências interativas que utilizarão tecnologias brasileiras serão algumas das atividades promovidas.
As startups que vêm do Brasil à Web Summit operam em diferentes setores económicos e integram fintechs, agritechs, healthtechs, inteligência artificial, biotecnologia, tecnologia da informação, dados, entre outros.
Dados do Índice Global de Inovação (IGI) indicam que o Brasil é atualmente considerado um dos 100 maiores clusters de inovação do mundo, e tem subido no ranking do desenvolvimento tecnológico. Em 2022 passou a ocupar a 54ª posição de 132 países. Atualmente existem no país 13.700 startups em 689 cidades, com 11,5% a operar nos setores da EdTech, 9,4% em HealthTech e Life Science, 8,5% em FinTech, 5% em AgTech e 4,8% no setor de E-commerce.
A participação do Brasil na Web Summit tem também em conta que Portugal é considerado como uma porta de entrada para a Europa e uma “facilidade de contato” com África. A ApexBrasil refere também que a mão-de-obra é considerada mais acessível face aos concorrentes europeus, o que vem suscitando interesse pelos empresários brasileiros.