A British School of Lisbon (BSL) faz acordo com o Clube de Futebol “Os Belenenses” para construção de um campus nos terrenos no Restelo, Lisboa, que se localizam junto ao estádio principal.
O novo campus está a ser projetado pelo conceituado arquiteto Nuno Mateus com instalações de última geração que incluem, entre outras, laboratórios de ciências, estúdios de arte e design e de tecnologia, instalações de música e de teatro, uma piscina semiolímpica interior e acesso às instalações desportivas do Belenenses.
O novo campus irá ocupar uma área de sete mil metros quadrados, e instalações de 30 salas de aula, num investimento total previsto de 30 milhões de euros.
O novo campus da British School of Lisbon irá disponibilizar uma oferta educativa integral até 700 alunos, dos 3 aos 18 anos.
“A edificação da British School of Lisbon nos terrenos do complexo do Estádio do Restelo representa para o clube uma oportunidade de cumprir os seus desígnios, nomeadamente o serviço à população, o envolvimento da juventude e sua captação para a prática desportiva, bem como a internacionalização da marca Belenenses”, referiu Patrick Morais de Carvalho, presidente do clube Belenenses
“A ambição da BSL é criar uma escola internacional de referência a nível europeu, com os alunos a ingressarem nas universidades mais prestigiadas. O acordo com o Belenenses permite que a nossa escola cresça e tenha acesso a amplas instalações desportivas”, disse Zoe Hubbard, diretora da British School of Lisbon, citada em comunicado.
De entre as diversas instalações novo campus irá contar com uma piscina semiolímpica com caraterísticas para uma natação competitiva. O acordo prevê que a piscina seja partilhada com os sócios do “Os Belenenses” fora do horário escolar e aos fins-de-semana, com entrada direta e independente junto ao estádio para sócios do clube.
O acordo de parceria com “Os Belenenses” permite que alunos e pais da BSL se tornem membros do clube, para além cooperarem em iniciativas conjuntas para benefício de ambas as entidades parceiras.
“Com um grupo de alunos de mais de 30 nacionalidades, a BSL é uma escola verdadeiramente internacional. Estamos muito entusiasmados por termos encontrado o terreno perfeito para desenvolver o nosso segundo campus. A localização, as vistas, e a relação especial com o Belenenses vão permitir-nos crescer com uma oferta internacional de ensino de excelência no centro de Lisboa”, disse Jessica Ordovas, administradora do The Schools Trust, grupo fundador da BSL.
O projeto do novo campus British School of Lisbon foi apresentado no dia 20 de maio de 2022, no Restelo, num evento onde marcaram presença, entre outros, vários alunos da BSL, pais de alunos, o embaixador britânico em Portugal, Chris Sainty, e o presidente do Belenenses, Patrick Morais de Carvalho.