O projeto português REPLAY é um dos finalistas aos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022, na categoria “Shaping a circular industrial ecosystem and supporting life-cycle thinking”. O projeto está a votação do público até às 18 horas de 16 de maio.
O projeto, financiado pelo Novo Banco, é liderado pela Zero Waste Lab e pela Precious Plastic Portugal. Ao longo de 2021 foi desenvolvida a primeira rede de recolha, triagem e reciclagem de brinquedos. O projeto testou a criação de um circuito de reciclagem nos municípios de Figueira de Castelo Rodrigo, Porto, Cascais, Lisboa e Évora.
O projeto REPLAY, que assente nos conceitos da economia circular, quer incentivar a discussão pública e política, em Portugal, sobre a falta de solução para reciclagem de objetos plásticos como os brinquedos e propor soluções concretas. Neste caso o objetivo do projeto é por fim à deposição de brinquedos em aterro, aproveitando o máximo de todos os materiais.
O projeto piloto começou com a participação da comunidade. As famílias dos municípios envolvidos foram desafiadas a realizar, em casa, quatro passos: seleção de brinquedos, desmontagem, contabilização e entrega.
Os brinquedos desmontados e classificados por tipo de material foram depois depositados num dos 44 pontos de entrega REPLAY localizados em 11 localidades. O plástico recolhido foi encaminhado para cinco laboratórios Precious Plastic Portugal nas cidades participantes para a transformação criativa do plástico num novo brinquedo, votado por mais de 260 crianças.
Agora, o projeto REPLAY é candidato aos Prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022. Neste concurso, em paralelo com o voto do público, os finalistas serão também avaliados por um painel de júri. Cada projeto vencedor receberá um prémio de 30 mil euros.
A Agência Nacional de Inovação acompanha, no âmbito da rede PERIN, a Nova Bauhaus Europeia, promovendo-a junto das entidades nacionais e apoiando a sua participação na iniciativa. Os prémios da Nova Bauhaus Europeia pretendem reconhecer e celebrar exemplos inspiradores de transformações nos espaços físicos, nas nossas experiências e vida quotidiana, que integrem os três valores basilares da Nova Bauhaus Europeia: o belo, o sustentável e o inclusivo.
A Nova Bauhaus Europeia foi lançada, em setembro de 2020, pela Presidente da Comissão Europeia com o objetivo de trazer os valores da sustentabilidade, estética e inclusão para o Pacto Ecológico Europeu e assim aproximá-lo dos cidadãos e torná-lo uma experiência tangível e positiva para todos, através de conexões entre o mundo da arte e da cultura e o domínio da ciência e da tecnologia.
“É um orgulho para Portugal termos este projeto piloto entre os finalistas dos prémios da Nova Bauhaus Europeia 2022. Além de introduzir uma solução escalável para um problema ambiental com que a maioria dos países se defrontam, sobretudo numa altura em que o marketing infantil é tão forte, envolve as comunidades, desempenhando, também, um papel importante na educação ambiental. Merece, indiscutivelmente, este reconhecimento internacional e, por isso, apelo ao voto de todos os que querem ver Portugal em destaque neste concurso”, afirmou Joana Mendonça, presidente da Agência Nacional de Inovação.