A agência de notação financeira Fitch melhorou, esta sexta-feira, a perspetiva que atribui à notação de risco da dívida da República Portuguesa, alterando o ‘Outlook’ de estável para positivo, e reafirmando a notação ‘BBB’.
Depois da agência DBRS ter melhorado a perspetiva da dívida, agora foi a vez da Fitch. Um posição que acontece num contexto de elevada incerteza na economia global, resultante, em parte, da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Para a Fitch, e como refere o Ministério das Finanças, a decisão agora tomada reflete a capacidade de recuperação que a economia nacional tem demonstrado, superando as expectativas, a gestão eficiente da despesa pública e, em particular, a trajetória de progressiva redução do peso da dívida pública no produto. A agência de notação sublinha ainda a vantagem de o país beneficiar de um quadro de forte estabilidade política.
“A decisão da Fitch reforça a credibilidade financeira de Portugal e confirma a importância de continuarmos a implementar políticas que combinem a recuperação da economia, a sustentabilidade das contas públicas e uma estratégia de redução da dívida pública”, sublinhou o Ministro das Finanças, Fernando Medina, citado em comunicado.
O Ministro acrescentou: “Esta melhoria decidida pela Fitch permite enfrentar a incerteza internacional e eventuais alterações de política monetária com confiança acrescida, suportada na política do Governo para defender as condições de financiamento das empresas, das famílias e da República”.