A farmacêutica Biojam, representante exclusivo dos testes rápidos de antigénio PCL COVID19 Ag Gold, faz acordo com parceiro sul-coreano para disponibilizar no mercado português um milhão de testes por semana. Um número que corresponde a 50% da capacidade de produção semanal do fabricante.
Quando, em Portugal, estão a ser realizados uma média de 248 mil testes diários, a Biojam Holding Group reforça a sua capacidade na distribuição de testes rápidos de antigénio PCL COVID19 Ag Gold.
Em comunicado, a Biojam indica que faz uma clara aposta na expansão e internacionalização, criando em Portugal um Hub logístico para fornecimento de testes COVID-19 destinados, numa primeira fase, ao mercado Ibérico (Portugal e Espanha) e aos PALOP.
“Portugal é hoje ponto estratégico de distribuição não só para Espanha, mas um pouco para todo o mundo e nunca descorando o mercado nacional. A Biojam possui uma posição privilegiada que permite aos seus parceiros controlar o fluxo de entrada e saída de cargas, além de garantir a rápida expedição para os vários mercados. Claro que esse é um aspeto que acaba por se refletir numa redução de custos para os parceiros e para o cliente final”, referiu Carlos Monteiro, CEO da Biojam Holding Group, citado em comunicado.
A farmacêutica prevê um acentuado crescimento em 2022, que deverá ultrapassar os 30% verificados no ano anterior. Esta previsão deve-se a que Biojam Holding Group revelou nos últimos anos um estratégico e sólido parceiro para quem pretende entrar em novos mercados, como referiu Carlos Monteiro. “Não há dúvida que a segurança que damos aos nossos parceiros acaba por ser a chave do sucesso dos acordos estabelecidos nos últimos tempos”.
A Biojam lembra que para além de ter sido uma das primeiras empresas a introduzir testes COVID no mercado português, em especial os de saliva, a farmacêutica, nos últimos cinco anos, lançou 12 produtos na área da oncologia, anestesiologia, saúde da mulher e Nutrigenômica integrada na suplementação alimentar, entre outros.
A farmacêutica indica que atualmente a sua estratégia passa não só pelo lançamento de novos produtos, como também pela cooperação com investigadores e universidades portuguesas para a consolidação de novas terapias para infeções multirresistentes e uma aposta na inteligência artificial integrada para um diagnóstico mais precoce, fácil e célere em várias patologias.