A União Europeia está a preparar-se para avançar com a vacinação contra a COVID-19 com vacinas adaptadas à variante Ómicron. Para isso a Comissão Europeia e os Estados-Membros já ativaram uma primeira opção de compra para encomendar mais de 200 milhões de doses, ao abrigo do terceiro contrato com a Pfizer-BioNTech, para entrega a partir do segundo trimestre de 2022.
Estas 200 milhões de doses somam-se aos 450 milhões de doses já planeadas para serem entregues em 2022 com base no acordo já anteriormente assinado. No total a União Europeia já assegurou pela Pfizer-BioNTech 650 milhões de doses em 2022.
No primeiro trimestre de 2022, a Pfizer-BioNTech deverá entregar mais 20 milhões de doses de vacina (5 milhões em janeiro, 5 milhões em fevereiro e 10 milhões em março). Essas doses vêm além das já programadas 195 milhões de doses, elevando o número total de entregas no primeiro trimestre para 215 milhões.
A Comissão Europeia indicou que na última quinta-feira, 16 de dezembro, acordou com a Moderna a entrega de doses adicionais no primeiro trimestre de 2022. Assim, os Estados-Membros passam a ter disponíveis vacinas para cobrir as necessidades a curto prazo.
A deterioração da situação epidemiológica na União Europeia nos últimos meses, está a preocupara a Comissão Europeia que indica que a vacinação completa e as doses de reforço continuam a ser uma das principais prioridades de saúde da UE. E que dado o aumento rápido de infeções devido à variante Ómicron, torna a vacinação ainda mais urgente.