A Real Academia de Ciências da Suécia concedeu o Prémio Sveriges Riksbank em Ciências Económicas 2021 (Prémio Nobel da Economia 2021) a David Card, University of California, Berkeley, EUA, pelas contribuições empíricas para a economia do trabalho e a Joshua Angrist e Guido Imbens, Stanford University, EUA, pelas suas contribuições metodológicas para a análise das relações causais.
Um reconhecimento por fornecerem novas perceções sobre o mercado de trabalho e mostrarem quais conclusões sobre causa e efeito poderem ser tiradas de experiências naturais. A abordagem feita pelos economistas espalhou-se para outros campos e revolucionou a investigação empírica.
Em comunicado o comité Nobel refere que “muitas das grandes questões nas ciências sociais tratam de causa e efeito. Como a imigração afeta os níveis salariais e de emprego? Como uma educação mais longa afeta a renda futura de alguém? Perguntas que são difíceis de responder porque não temos nada para usar como comparação. Não sabemos o que teria acontecido se houvesse menos imigração ou se uma pessoa não tivesse continuado os estudos.”
Os laureados de 2021 mostraram “que é possível responder a estas e outras questões semelhantes com recurso a experiências naturais. A chave é usar situações em que eventos fortuitos ou mudanças de política resultem em grupos de pessoas sendo tratados de maneira diferente, de uma forma que se assemelhe aos ensaios clínicos em medicina.”
“Usando experiências naturais, David Card analisou os efeitos de salários mínimos, imigração e educação no mercado de trabalho. Os seus estudos do início da década de 1990 desafiaram a sabedoria convencional, levando a novas análises e perceções adicionais. Os resultados mostraram, entre outras coisas, que o aumento do salário mínimo não leva necessariamente a menos empregos. Agora sabemos que o rendimento das pessoas que nasceram num país pode beneficiar de uma nova imigração, enquanto as pessoas que imigraram anteriormente correm o risco de ser afetadas negativamente. Também percebemos que os recursos nas escolas são muito mais importantes para o sucesso futuro dos alunos no mercado de trabalho do que se pensava anteriormente”, refere o comunicado.
O comité refere que “os dados de uma experiência natural são difíceis de interpretar, no entanto. Por exemplo, estender a escolaridade obrigatória num ano para um grupo de alunos (mas não para outro) não afetará todos os alunos nesse grupo da mesma forma. Alguns alunos teriam continuado a estudar de qualquer maneira e, para eles, o valor da educação muitas vezes não é representativo de todo o grupo. Então, é mesmo possível tirar alguma conclusão sobre o efeito de um ano a mais na escola? Em meados da década de 1990, Joshua Angrist e Guido Imbens resolveram esse problema metodológico, demonstrando como conclusões precisas sobre causa e efeito podem ser tiradas de experiências naturais”.
“Os estudos de David Card sobre questões centrais para a sociedade e as contribuições metodológicas de Angrist e Imbens mostraram que experimentos naturais são uma rica fonte de conhecimento. A investigação dos economistas melhorou substancialmente a nossa capacidade de responder às principais questões causais, o que foi de grande benefício para a sociedade”, disse Peter Fredriksson, presidente do Comité do Prémio de Ciências Económicas.