O Lusitanus Ensemble, um agrupamento musical que pretende criar o seu espaço no universo da música de câmara, vai levar, a 22 de maio de 2021, ao Teatro-Cine de Torres Vedras, “Música do século XXI”.
O agrupamento musical pretende através da descoberta de uma nova sonoridade, contribuir para o desenvolvimento de nova música nacional mediante a encomenda de obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses.
A formação do Lusitanus Ensemble é baseada em instrumentos cujas “escolas” estão implantadas no país e com fortes provas dadas e excelentes resultados: “os sopros”. Estes instrumentos têm tido um importantíssimo papel na música de câmara, destacando-se os “Quintetos de Sopros” (flauta, oboé, clarinete, fagote e trompa), os “Quintetos de Metais” (dois trompetes, trompa, trombone e tuba) e os “Quartetos de Saxofones” (soprano, alto, tenor e barítono ou dois altos, tenor e barítono).
O Lusitanus Ensemble pretende fundir estas três formações, com algumas alterações, sendo composto por: duas flautas, um oboé, dois clarinetes, dois saxofones altos, dois saxofones tenores, um saxofone barítono, uma trompa, dois trompetes, um trombone, uma tuba e percussão (tímpanos, xilofone e acessórios). Procura criar um som que leve o público a imaginar uma orquestra, estando num ambiente de música de câmara.
Do agrupamento musical fazem parte músicos com formação superior, alguns com mestrados e doutoramentos, obtidos nas mais prestigiadas escolas e/ou universidades nacionais e estrangeiras. Com o apoio da Direção Geral das Artes, tem encomendado obras a alguns dos mais prestigiados compositores portugueses: Alexandre Delgado, Anne Victorino d’Almeida, Bernardo Sassetti, Eurico Carrapatoso, Carlos Azevedo, Carlos Marques, Daniel Bernardes e Mariana Vieira.
Em 2021 o Lusitanus Ensemble prevê gravar o seu primeiro CD.
O programa do concerto do Lusitanus Ensemble no Teatro-Cine de Torres Vedras será o seguinte:
■ Quatro Peças Brilhantes para um Ensemble Lusitano, de Eurico Carrapatoso
I – Vivo / tempo de valsa / vivo; II – Concertino / tutti / concertino ; III – Tempo de regtime; IV – Velocíssimo / tempo de valsa / velocíssimo
■ Fragments (of cinematic illusion), de Bernardo Sassetti
I – Misterioso; II – Obsessivo; III – Lento; IV – Crepuscular; V – Irreverente
■ Festim da Suite Lusitanus, de Carlos Marques (Balaú)
■ Blowing the Hard Way, de Carlos Azevedo
■ Melopeia, de Alexandre Delgado
■ Entre dois Actos, de Anne Victorino d’Almeida
■ Amálgama, de Daniel Bernardes
■ Color Study, de Mariana Vieira
O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto do Lusitanus Ensemble no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.