Com a aprovação de mais 131 projetos de investigação, na oitava edição do programa IACOBUS, passam a ser mais de mil os projetos apoiados desde a criação do programa, em 2014.
A nova edição do programa arranca no dia 15 de março de 2021, e conta, pela primeira vez, com a participação de fundações biomédicas da Eurorregião Galiza – Norte de Portugal.
A Comissão de Avaliação do IACOBUS, composta por representantes da CCDR-N, da Xunta de Galicia, da Fundação CEER e da GNP – AECT, reuniu no passado dia 5 de março e aprovou a realização de 131 projetos de mobilidade entre instituições de ensino superior, centros tecnológicos, fundações, centros académicos clínicos e institutos de investigação de saúde da eurorregião.
A comissão também selecionou 54 artigos de investigação apresentados à terceira convocatória do IACOBUS Papers, perfazendo, na totalidade, um apoio de 250 mil euros, cofinanciados pelo Programa INTERREG VA Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020.
O programa IACOBUS, que decorre até ao dia 30 de setembro, tem como objetivo o desenvolvimento conjunto de atividades formativas, de investigação e de divulgação, através de um sistema de intercâmbio transfronteiriço de professores, investigadores, pessoal administrativo e de serviços, gestores de inovação e técnicos de I+D+ i.
O IACOBUS Papers apoia, com 1000 euros, a publicação de artigos de investigação em revistas de reconhecido prestígio.