Associação Portuguesa de Análise Experimental de Tensões (APAET) distingue Cláudio Pereira, António Gomes Correia e Nuno Araújo, do Instituto para a Sustentabilidade e Inovação em Estruturas de Engenharia da Universidade do Minho, e Cristiana Ferreira, do Instituto de I&D de Estruturas e Construção da Universidade do Porto, pelo estudo ‘Determinação da rigidez de uma areia com recurso a bender elements e acelerómetros: princípio de medição e aplicações’ .
O estudo, considerado de grande mérito científico e técnico foi já publicado na revista ‘Mecânica Experimental’ em 2015, aborda novas técnicas para determinar a rigidez dos solos em laboratório. Estas técnicas são “baseadas na determinação direta da velocidade de propagação de ondas sísmicas, em particular na medição e interpretação de velocidades de ondas sísmicas em ensaios realizados numa areia, através do uso combinado de acelerómetros e bender elements”.
“A tecnologia poderá ser potencialmente expandida para aplicações a uma vasta gama de geomateriais”, indica a Universidade do Minho em comunicado.
O prémio é considerado de grande significado dado que é atribuído pela APAET, uma associação que nasceu em 1982 e que visa promover a cooperação científica e técnica em mecânica estrutural, em particular no desenvolvimento e emprego dos aparelhos de medida e dos processos para determinar as tensões em materiais e em qualquer tipo de estruturas, mecanismos e seus componentes.