O Hospital das Forças Armadas, em Lisboa, vai a partir da próxima semana, disponibilizar as valências de um hospital de campanha a utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Vai ser ampliada a capacidade de resposta até 60 camas de internamento em enfermaria e seis de cuidados intensivos.
Com o aumento de camas o Hospital das Forças Armadas vai também reforçar as equipas de profissionais de saúde, com médicos e enfermeiros provenientes dos diferentes Ramos das Forças Armadas.
Em comunicado, o Ministério da Defesa Nacional (MDN) indicou que o Ministro João Gomes Cravinho deu instruções ao Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), para um aumento do nível de prontidão das estruturas de apoio de retaguarda militares, para uma colaboração com a Saúde, nas regiões Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.
O MDN indicou que na região de Lisboa e no âmbito da parceria já existente entre a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e a Direção de Saúde do Exército, vão ser abertas, em breve, mais 30 camas no Centro de Apoio Militar/CAM de Belém, dado que já se atingiu a lotação máxima atual de 60 camas. Assim, o número de camas disponibilizadas para doentes COVID-19 passa para 90.