A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, referiu em declaração sobre os recentes desenvolvimentos nos Estados Unidos da América que “o que aconteceu ontem em Washington é tão assustador quanto ultrajante”.
Mas na mesma noite, Joe Biden foi confirmado como o próximo presidente americano o que “mostra o quão resistente é a democracia americana.”
Para Ursula von der Leyen “Joe Biden agora tem uma tarefa difícil pela frente. Ele deve trazer paz e unidade; ele deve transpor profundas divisões e deve abordar as grandes questões do futuro – superar a pandemia, como lidar com a crise económica global como resultado desta pandemia, como proteger nosso planeta das mudanças climáticas, como fazer a digitalização avançar e mais tudo, como fortalecer a democracia”.
“A Europa está pronta para trabalhar em estreita colaboração com o novo presidente americano em todas essas questões. Após esses quatro anos áridos que vivemos, esperamos agora quatro anos fecundos de diálogo, cooperação e boa colaboração”, concluiu a presidente da Comissão Europeia.