Nas primeiras horas da manhã de 27 de novembro mais de mil polícias, com o apoio da Europol, realizaram uma ação coordenada contra membros de uma rede de criminosos de trafego de drogas altamente profissional. Cerca de 180 buscas domiciliares foram executadas, resultando na prisão de 45 suspeitos.
A investigação revelou que esta rede de tráfico de drogas era responsável pela importação anual de pelo menos 45 toneladas de cocaína para os principais portos marítimos europeus, com lucros superiores a 100 milhões de euros ao longo de 6 meses.
A ação internacional, liderada pelas autoridades portuguesas, belgas e brasileiras, foi levada a cabo simultaneamente por agências de três continentes diferentes, com esforços de coordenação facilitados pela Europol:
■ Europa: Polícia Judiciária Portuguesa, Polícia Judiciária Federal Belga, Polícia Nacional Espanhola, Polícia Holandesa e Polícia Romena
■ América do Sul: Polícia Federal Brasileira
■ Oriente Médio: Força Policial de Dubai e Segurança do Estado de Dubai
A ação das autoridades policiais resultou no seguinte:
■ 45 prisões: 38 no Brasil, 4 na Bélgica, 1 em Espanha e 2 no Dubai
■ 179 buscas domiciliares
■ Mais de 12 milhões de euros em dinheiro foram apreendidos em Portugal, 300 mil euros em dinheiro apreendido na Bélgica e mais de 1 milhão de reais e 169.000 dólares em dinheiro apreendido no Brasil
■ 70 veículos de luxo apreendidos no Brasil, Bélgica e Espanha
■ 37 aeronaves apreendidas no Brasil
■ 163 casas apreendidas no Brasil com valor superior a 132 milhões reais,
■ 2 casas apreendidas em Espanha no valor de 4 milhões de euros
■ 2 apartamentos apreendidos em Portugal no valor de 2,5 milhões de euros
■ Congeladas na Espanha ativos financeiros de 10 pessoas.