A Associação de Agricultores do Sul (ACOS), em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, a Federação Andaluza de Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e Cooperativas Agroalimentares de Espanha, debatem “A Pecuária Extensiva Face aos Novos Desafios da PAC”. O debate, num “Webinar” Luso-Espanhol, decorre dia 5 de novembro de 2020, das 15h00 às 18h00.
O debate num formato “webinar” surge na sequência do cancelamento, devido à pandemia de COVID-19, do II Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural que estava programado, para Beja, nos dias 5 e 6 de novembro.
O “webinar” mantém os grandes temas da atualidade, designadamente, a reflexão em conjunto sobre os novos desafios da PAC à pecuária extensiva, tais como: os benefícios do pastoreio, a valorização das variedades de plantas e as raças locais, a sua capacidade de resiliência, dinamização e enriquecimento do espaço rural. Temas que movem os organizadores deste evento realizado à escala ibérica.
Uma abordagem que é feita entre pares, no interior do setor produtivo, mas que a organização indica que também é dirigida ao público em geral tendo em conta a necessidade de debater a autossuficiência e a segurança alimentar, a saúde, o bem-estar animal, a defesa da dieta mediterrânica e a preservação da biodiversidade. A pecuária extensiva é uma atividade promotora da dinamização do espaço rural, da proteção do meio ambiente e da fixação de população nas zonas de interior.
O “webinar”, que é desenvolvido com base na plataforma zoom, tem no dia 5 de novembro confirmada a participação do Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, do Diretor-Geral do Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP), Eduardo Diniz, do deputado europeu Álvaro Amaro e do Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Eduardo Oliveira e Sousa.
Do lado de Espanha está confirmada a presença de Esperanza Orellana, Directora General de Producciones y Mercados de Espanha, da deputada europeia Clara Aguilera, do representante das cooperativas agroalimentares de Espanha, Angel Pacheco, e do representante da FADSG, Agustín Gonzalez. A aguardar confirmação está a presença do representante do Ministério da Agricultura de Espanha.
A moderação do evento vai estar a cargo de Isabel Martins, diretora da Revista Vida Rural. Para inscrição ou mais informações sobre o “webinar” pode ser consultado o portal: https://congresso-pecuaria-extensiva.pt/