A época balnear de 2020 está prestes a terminar e a Associação Cidadãos de Esposende indicou que o trabalho da Guarda Nacional Republicana (GNR) no concelho, durante os últimos meses, pode ser classificado de “excelente”.
Para a Associação “o esforço e a dedicação dos homens e mulheres da Guarda Nacional Republicana na salvaguarda da população permitiu um verão 2020 em segurança, com uma pandemia ativa, com milhares de visitantes no concelho”, e por isso “a atuação da GNR em Esposende é certamente merecedora de reconhecimento de todos os que vivem no concelho e os milhares que o visitaram.”
Segundo a organização, a escassos dias de terminar mais uma época balnear, o resultado é “amplamente positivo”, mesmo em plena pandemia de COVID-19 e com um verão singular.
Coordenação exemplar
Os responsáveis da Associação referiram que a GNR mostrou ao longo de toda a época balnear uma capacidade “extraordinária” no controlo das mais diversas situações, nomeadamente as intervenções realizadas para garantir que as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) fossem cumpridas.
A Associação lembra as intervenções a 29 de agosto, quando os militares desmobilizaram com sucesso sete ajuntamentos, um deles com cerca de cem pessoas. Para os responsáveis da Associação estas ações mostram que a GNR “está atenta” ao que se vai passando no concelho de Esposende e demonstram a capacidade de intervenção rápida para situações que poderiam colocar em risco a saúde de todos.
Para além das intervenções para garantir o cumprimento das normas da DGS a Associação também elogia o trabalho de cooperação e de proximidade que a GNR tem mantido com os esposendenses nas mais diversas situações e ao longo de todo o ano permitindo que a população residente e quem visita Esposende se sinta segura.
A associação refere que já partilhou com o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, a referência ao “ excelente trabalho dos homens e mulheres do posto territorial de Esposende”.
Reconhecimento devido
Para os responsáveis da Associação “é importante que todos saibam reconhecer o trabalho que a GNR realiza. Um esforço único que nos permite a todos poder viver em segurança e desfrutar de mais uma época balnear como esta que termina dentro de poucos dias”. Um trabalho de homens e mulheres da GNR a serem reconhecidos e não apenas as chefias e os Ministros.
A Associação Cidadãos de Esposende lembrou que “já realizou várias ações de prevenção rodoviária no concelho contando com o apoio da ANSR – Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e da GNR”. Ações que indica, foram de “de sensibilização a condutores, entrega de diverso material em escolas ou palestras de prevenção e onde se alerta para comportamentos de risco”. Um trabalho que Associação “vem desenvolvendo de forma a contribuir para a diminuição da sinistralidade no concelho de Esposende”.