A tragédia dos recentes incêndios em Portugal revela como é importante a solidariedade da União Europeia em tempos de crise, lembra a Comissária Europeia Corina Cretu, e faz também notar que a União Europeia está pronta a ajudar, uma vez mais, para que os madeirenses possam responder às consequências da catástrofe que ocorreu durante o passado verão.
Na Madeira a Comissária visitou as zonas afetadas pelos recentes incêndios, acompanhada pelo Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Europeus, Sérgio Marques, e verificou que a ilha da Madeira sofreu uma tragédia de grandes proporções.
A Comissária, na página do facebook, refere: “Fiquei triste por ver a devastação de muitas casas, edifícios públicos e infraestruturas”, e “a minha mais profunda simpatia vai para as vítimas eas suas famílias”, e indica que a “Comissão Europeia pode ajudar a mitigar os efeitos dos incêndios, através do Fundo de Solidariedade da UE (FSUE)”.
A Comissária Corina Cretu anunciou que Portugal já apresentou um pedido para beneficiar de auxílio do FSUE. A Comissão irá agora analisar o referido pedido e, em seguida, propor um montante de auxílio ao Parlamento Europeu e ao Conselho.