A Polícia Federal da Alemanha em Halle e a Polícia da Grécia, apoiadas pela Europol, realizaram, hoje, 15 de julho, prisão de um suspeito de falsificação de documentos, 12 buscas domiciliares na Alemanha e várias na Grécia como resultado de uma investigação sobre falsificação de documentos em larga escala.
A Operação Kosmos, iniciada pelas autoridades alemãs, com o objetivo de fazer parar uma rede envolvida no contrabando de documentos falsos para facilitar a passagem ilegal de fronteiras de cidadãos em toda a Europa.
A Europol explicou que os documentos falsificados eram principalmente passaportes, cartões de identificação, autorizações de residência e cartas de condução.
A troca de informações com a Europol levou as polícias a atuarem na Grécia, onde identificaram diferentes suspeitos e uma unidade gráfica ilegal que produzia documentos falsos.
A investigação revelou que os destinatários estavam localizados em países da União Europeia (UE) e fora da UE, como Afeganistão, Bósnia e Herzegovina, Alemanha, Hungria, Itália, Espanha, Arábia Saudita, Suécia, Síria e Turquia.
Mais de 267 polícias alemães realizaram 12 buscas domiciliares no país e uma pessoa foi presa, foram apreendidos vários dispositivos eletrónicos, notebooks e documentos de falsificação.
A Europol através do seu Centro Europeu de Contrabando de Migrantes da Europol (EMSC), forneceu suporte analítico e operacional e apoiou as autoridades gregas com um escritório móvel no local durante a ação policial.
Este é um dos primeiros dias de ação policial realizados com as autoridades alemãs desde que a Alemanha assumiu a presidência do Conselho da União Europeia no dia 1 de julho.