A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) divulgou que no âmbito da iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19” vai financiar 66 projetos de investigação, no total de 1,8 milhões de euros.
Trata-se de uma linha de financiamento excecional para apoiar ações de resposta à pandemia de COVID-19 que a FCT criou em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) com base em fundos nacionais através do orçamento da FCT.
A iniciativa “RESEARCH 4 COVID-19” foi criado para financiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento, em curso ou a desenvolver, que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS), na sua intervenção no combate à pandemia de COVID-19. Uma das exigência para os projetos serem apoiados é poderem apresentar resultados num curto período de tempo, num máximo de 3 meses.
A iniciativa recebeu 302 candidaturas, tendo sido admitidas para avaliação 284. Após avaliação 66 projetos vão ser financiados e cobrem as seguintes áreas: 24 projetos, ou seja 36% do total, são para diagnóstico; 11 projetos, ou 17%, para estudos clínicos e epidemiológicos; 14 projetos, ou 21%, para prevenção; 6 projetos, ou 9%, para terapêutica e 11 projetos, ou 17%, em outras áreas.
A FCT indicou que dada a “evolução dinâmica e rápida da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, foi previsto que este apoio especial RESEARCH 4 COVID-19 tenha dois períodos para apresentação de propostas. O segundo período será anunciado nos próximos dias”.