A Câmara Municipal de Lisboa (CML) criou uma linha de atendimento especificamente “para esclarecer os munícipes sobre questões relacionadas com as novas medidas decretadas sobre o arrendamentos e os contratos no mercado privado no âmbito do COVID-19”.
A Linha “É Habitação” que já se encontra a funcionar, permite tirar dúvidas dos munícipes como, por exemplo: “Tinha um processo de despejo a decorrer. O que acontece agora?; ou sobre aumentos de renda neste período, entre outras matérias.
A CML indica que este novo canal de comunicação vai também permitir fazer uma avaliação das necessidades decorrentes da situação epidémica e dos efeitos que esta poderá provocar no mercado de habitação, para implementação de políticas de resposta adequadas
“Precisamos de perceber como é o dia de amanhã das pessoas, para pensar em novos modelos, em novas medidas”, refere a vereadora da Habitação e Desenvolvimento Local, Paula Marques, citada em comunicado pela CML.
A Linha “É Habitação” está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30, podendo os interessados contactar através do número telefónico direto 800 910 075 ou enviando mensagem para o email: ehabitacao@lisboa.pt.
A “É Habitação” é uma medida que a CML indica que se insere num conjunto estratégico que “tem tomado para apoiar as famílias e a atividade da cidade neste momento, entre as quais se destaca a moratória sobre as rendas em património municipal, tanto habitações como de lojas e outros espaços usados por associações locais”.
A CML indica também que foi “lançada a Rede Contacto, em conjunto com juntas de freguesia, Gebalis, associações de moradores e entidades ligadas ao programa BIP ZIP, que estão neste momento a distribuir informação sobre as formas de proteção contra o COVID -19, a acompanhar idosos isolados e famílias vulneráveis”.