A campanha “Open your mind” promovida pela Comissão Europeia, através da Executive Agency for Small and Medium-sized Enterprises (EASME) e da Directorate General for Internal Market, Industry, Entreperneurship and SMEs (DG GROW), está no salão da Fileira Têxtil e Moda Portuguesa MODtissimo, que decorre de 19 a 20 de fevereiro, no Aeroporto do Porto.
O objetivo é atrair jovens com menos de 30 anos para setores estratégicos para a economia, como o Têxtil, Vestuário, Curtumes e Calçado.
A presença no MODtissimo marca o primeiro de três encontros entre alunos e empresas agendados no plano de atividades da campanha. O certame será também um ponto de encontro entre jovens e potenciais empregadores sobretudo na área da Industria Têxtil e Vestuário (ITV).
A campanha “Open your mind” está inserida no “Projeto de cooperação setorial em skills: carreiras nos setores têxtil / vestuário / couro / calçado” (Blueprint for setoral cooperation on skills: showcasing careers in the textile/clothing/leather/footwear setors), e tem como principal objetivo desconstruir preconceitos associados a profissões com grande tradição na Europa e, em simultâneo, incentivar os jovens a percecionar de forma promissora as oportunidades de trabalho em setores com grande peso na economia portuguesa. A captação de talento jovem tornase essencial numa altura em que a inovação e as tecnologias digitais são cada vez mais imprescindíveis nestas indústrias.
Estão ainda planeadas jornadas abertas em empresas e visitas a escolas especializadas nas áreas do têxtil e do calçado, iniciativas que deverão acontecer até julho de 2020. Para além de Portugal, a campanha está a ser implementada em mais cinco países europeus – Espanha, Itália, Roménia, Polónia e Alemanha.