A equipa da Boeing Austrália concluiu recentemente a montagem estrutural da fuselagem para o primeiro Loyal Wingman. A aeronave é um dos três protótipos que serão desenvolvidos no âmbito do Loyal Wingman, um Programa de Desenvolvimento Avançado em parceria com a Royal Australian Air Force (RAAF).
“Este é um marco emocionante para o programa de desenvolvimento e para a indústria aeroespacial australiana, à medida que avançamos na produção do primeiro avião militar a ser desenvolvido na Austrália em mais de 50 anos”, referiu Shane Arnott, diretor do programa Boeing Airpower Teaming System (ATS).
A equipa australiana aplicou engenharia digital e materiais compósitos avançados para atingir metas para custos e agilidade para a aeronave de 11,7 metros, projetada para usar inteligência artificial em plataformas tripuladas e não tripuladas.
“A parceria com a Boeing é fundamental para construir nosso entendimento, não apenas das implicações operacionais para esse tipo de veículo, mas também para nos tornar um cliente inteligente, pois consideramos opções para equipas tripuladas e não tripuladas na próxima década”, referiu Darren Goldie, Diretor Geral de Capacidade de Combate Aéreo da RAAF. “A Boeing está progredir com este desenvolvimento e estamos ansiosos para ver o produto final, nos próximos meses”.
Shane Arnott referiu que a participação da indústria australiana foi fundamental para o rápido desenvolvimento do programa, através de um conjunto de 16 empresas da indústria australiana a fazer entregas importantes até o momento, incluindo:
■ BAE Systems Australia, que entregou kits de hardware, incluindo computadores de controlo de voo e equipamentos de navegação;
■ RUAG Austrália, que entregou o sistema de trem de aterragem
■ A Ferra Engineering, que entregou componentes e subconjuntos de máquinas de precisão para apoiar o programa;
■ AME Systems, que entregou cabelagem para o veículo.
Este primeiro protótipo Loyal Wingman fornecerá lições importantes para a produção do ATS, que a Boeing Austrália está a desenvolver para o mercado global de defesa. Os clientes poderão adaptar sensores e sistemas ATS com base em seus próprios objetivos industriais e de defesa.
O próximo passo importante será o peso sobre as rodas, quando a estrutura da fuselagem passar do espaço de montagem para o trem de aterragem da aeronave para continuar a instalação dos sistemas e os testes funcionais. A aeronave deverá concluir seu primeiro voo este ano.