A Comissão Europeia, através do Conselho Europeu de Inovação, selecionou 75 startups promissoras e pequenas e médias empresas (PME) para financiamento, num valor total de mais de 278 milhões de euros. Como novidade importante, 39 das empresas vão receber uma subvenção e um investimento direto em capitais próprios.
De entre as empresas selecionadas estão três portuguesas: a Ophiomics, de Lisboa, com uma ferramenta preditiva inovadora para a seleção de doentes para transplantes hepáticos; a AddVolt, do Porto, com um sistema inovador de refrigeração de camiões amigo do ambiente, e a Smartex, de Braga, com uma aplicação informática para a inspeção de defeitos de fabrico na indústria têxtil.
Mariya Gabriel, comissária responsável pela Inovação, investigação, Cultura, Educação e Juventude, referiu: “As empresas selecionadas estão envolvidas em grandes inovações, como a criação da primeira rede global da Internet das Coisas usando satélites de baixo custo e órbita, na produção de combustível sustentável usando material orgânico ou desenvolvendo tecnologias através de Inteligência Artificial para transformar a vida de pacientes com lesões cerebrais graves”.