A United Airlines encomendou 50 aviões Airbus A321XLR, para substituir os modelos mais antigos e expandir as rotas transatlânticas a partir dos seus principais centros nos EUA, em Newark / Nova Iorque e Washington DC United. A companhia aérea planeia receber o primeiro A321XLR em 2024 e espera começar o serviço internacional com a aeronave em 2025.
Andrew Nocella, vice-presidente executivo e diretor comercial da United, referiu: “A nova aeronave Airbus A321XLR é um substituto ideal para as aeronaves mais antigas e menos eficientes que operam atualmente entre algumas das cidades mais importantes da nossa rede intercontinental”, e acrescentou: “Além de fortalecer a nossa capacidade de voar com mais eficiência, o A321XLR abre novos destinos em potencial para desenvolver ainda mais nossa rede de rotas e oferecer aos clientes mais opções para viajar pelo mundo”.
Christian Scherer, diretor comercial da Airbus, referiu: “A seleção do A321XLR pela administração da United Airlines é um reconhecimento pelo alcance, carga útil e eficiência de combustível que a Airbus incorporou nesta aeronave de última geração ”, e acrescentou: “A excecional versatilidade e desempenho do A321XLR permitem novas eficiências operacionais que fluem para os resultados da companhia aérea”.
O A321XLR é um passo evolutivo na família das aeronaves A320neo / A321neo, atendendo aos requisitos de mercado para maiores distâncias e carga útil numa aeronave de corredor único e na criação de maior valor para as companhias aéreas, permitindo um serviço economicamente viável em rotas mais longas do que qualquer aeronave de modelo comparável. Permitirá o serviço a partir da costa leste dos EUA para muitos mais destinos europeus.
O A321XLR vai oferecer uma faixa de aeronaves de corpo estreito sem precedentes de até 4.700nm, com um consumo de combustível 30% menor por assento, em comparação com os aviões concorrentes da geração anterior. A aeronave vai ter um peso máximo de descolagem de 101 toneladas, enquanto o desempenho de descolagem, subida e voo mudará pouco em relação ao A321neo.
O A321XLR será operado pela mesma tripulação, alimentado pelos mesmos motores e terá a mesma cabine do A321neo, com uma semelhança superior a 90%. A combinação dos dois tanques traseiros de combustível do A321neo num único adiciona capacidade de combustível e reduz o peso estrutural. Outras mudanças significativas incluem reforços estruturais e trens modificados para aumento de peso máximo de descolagem, maior capacidade de travagem, maior velocidade do pneu e configurações adicionais de flap e slat.
Com a fuselagem do Airbus Cabin Flex, o A321XLR vai acomodar uma variedade de classes de assentos e configurações adequadas para voos mais longos.
A airbus indicou que no final de outubro de 2019, a família de aeronaves A320neo já tinha acumulado mais de 7.000 encomendas de mais de 110 clientes de todo o mundo.