O Convento de Santo António, em Penamacor, recebe, no dia 14 de dezembro, pelas 17h00, o 3º Encontro de Cantares ao Menino. A iniciativa, inserida no Penamacor Vila Madeiro, conta com a atuação de grupos vindos de diversas regiões do país, nomeadamente, o Grupo de Cavaquinhos da Salatina, as Adufeiras da Casa do Povo do Paúl, o Grupo Folclórico e Etnográfico da Cova do Ouro e Serra da Rocha e o anfitrião Grupo Modas Antigas, em representação de Penamacor e de toda a Beira-Baixa.
Os Cantares ao Menino ou Cantares do Ciclo Natalício são quadros do ponto de vista etnomusicológico pouco estudados. No entanto, sabe-se que para as comunidades do século XX eram importantes, pois era através dos cânticos que se expressava a sua devoção à religião cristã.
Este ciclo de Cantares ao Menino inicia-se com a recolha do Madeiro e termina em janeiro. Os cânticos estão associados a quatro momentos: a recolha do Madeiro; o acender do Madeiro e a Missa do Galo, com os cânticos ao Menino Jesus; o Dia de Reis, com os Cantares dos Reis; e o Cântico das Janeiras, durante todo o mês de janeiro, onde os grupos de pessoas pediam aquilo que as famílias podiam dar.
Têm sido os ranchos folclóricos que têm vindo a fazer a recolha e preservação dos cânticos e a sua divulgação. Um dos objetivos é para que não se esqueçam, ou seja, para que se preserve a cultura do povo.
A iniciativa é organizada pela Associação Cultural Resumo Fonético, que tem no seu seio o Grupo de Recolhas Tradicionais Modas Antigas, em colaboração com a Malta de 99, a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e a Santa Casa da Misericórdia locais, e pretende ser uma representação digna de Cantares ao Menino.