Portugal é um dos destinos mais procurados pelos jovens nas suas viagens. Num mercado que vale 290 mil milhões de euros, as viagens para os estudantes tornaram-se no centro de atividade de algumas agências de viagens. Um mercado muito apelativo, e em que Portugal é dos países em que os jovens estão dispostos a pagar mais para terem uma viagem que lhes permita viver uma experiência.
A agência de viagens EduVoyage tem vindo a apostar no mercado das viagens dos estudantes e oferece já verdadeiras aventuras, e explicou Mehboob Rahman, especialista em viagens educacionais e representante da empresa ITL, empresa a que pertence a EduVoyage, “em todas as épocas assistimos a uma evolução da procura dos estudantes por programas relacionados com experiências que envolvam ciência, tecnologia, matemática, etc.”.
Mehboob Rahman acrescentou: “As pessoas viajam cada vez mais com um propósito, até mesmo quando vão com as famílias. As pessoas querem conviver com o resto do mundo enquanto fazem estas viagens. Os alunos aprendem num novo destino e com uma nova perspetiva, conhecendo novas pessoas, novas culturas. E essa é a melhor forma para aprender algo novo”.
Por ano, a EduVoyage organiza entre 60 a 75 viagens, sobretudo para estudantes do Médio Oriente, sudoeste asiático, Reino Unido e Canadá. Destes grupos muitos procuram Portugal, indicou Mehboob Rahman, que acrescentou que Portugal é considerado um destino preferido para visitas de lazer e educacionais de curta duração.
Na lista de outros destinos dos estudantes estão o Quénia, onde se aprende sobre a conservação da natureza, o sul da Ásia, que proporciona estadias ricas em história e cultura ou o Dubai, conhecido pela inovação.
Indo ao encontro das tendências do tipo de viagens procuradas pelos estudantes, a agência Eduvoyage oferece programas que cobrem várias áreas de aprendizagem: acampamentos espaciais, a visitas históricas ou arqueológicas, programas de voluntariado e programas de natureza e vida selvagem, as aventuras à disposição são muitas.
Com estes programas “queremos contribuir para moldar o pensamento dos alunos enquanto estão nas escolas e universidades. É uma forma de os ajudar a decidir aquilo que pretendem fazer quando terminarem os estudos”, referiu Mehboob Rahman.
Na Expo 2020, que tem inicio dia 20 de outubro de 2019, as viagens temáticas para estudantes vão estar em destaque o que promete ser “o maior espetáculo do mundo das viagens”.