Atualmente os estudantes representam um quinto de todas as chegadas internacionais no setor de viagens, apresentando um valor de mercado de cerca de 320 mil milhões de dólares. Um grupo demográfico que está hoje disposto a gastar e a criar experiências que vão muito além do modelo de “backpack-and-party”, que antes caracterizava as viagens educativas para o estrangeiro.
Dados da EduVoyage, uma empresa de gestão de viagens da ITL World, os alunos de instituições de ensino públicas e privadas realizam, em média, uma a duas viagens escolares por ano, números que tendem a crescer.
Tendo em conta a idade, o currículo e as regulações a que estão sujeitos os jovens viajantes, e para facilitar a assimilação de informação em 360°, sem perder de vista o currículo académico, empresas como a EduVoyage personalizam diferentes viagens, e desenvolvem desde a gestão de excursões à logística, passando pelo desenvolvimento do programa.
Na conferência “The World Youth Student and Educational (WYSE) Travel”, que decorre no Centro de Congressos em Lisboa, de 8 a 11 de outubro, empresas como a EduVoyage apresentam algumas inovadoras soluções de viagens educativas.
“Os estudantes viajantes millennials estão a criar tendências e a impulsionar um mercado repleto de oportunidades para o setor das viagens. Para que sejam bem-sucedidas, as marcas precisam de se comprometer com as oportunidades que este tipo de estudante representa ao realizar a sua viagem. Este é um caminho que agora pode não só incluir o turismo, mas também esforços ao nível do estudo, trabalho e voluntariado”, disse Rafeeq Mohammed, CEO da ITL World, a empresa da marca EduVoyage.
A responsável pela ITL World acrescentou: “Desde excursões pela natureza a programas de imersão cultural, as viagens feitas por estudantes proporcionam uma forma única de procurar interesses especializados, ao mesmo tempo que permitem conhecer uma perspetiva única do mundo. Na região do Médio Oriente, temos verificado interesse na certificação do Space Camp, temas relacionados com a aviação e programas de intercâmbio de estudantes. Os programas de voluntariado também estão a ganhar força, o que inclui o Auxílio Didático, Saúde e Construção”.
A EduVoyage continua também a trabalhar de perto com a World Youth Student and Educational (WYSE) Travel Confederation, com o objetivo de aumentar os insights da indústria e de ficar a par das melhores práticas.
“As nossas ofertas são únicas e as mais amplas da região do Conselho de Cooperação do Golfo e da Índia, com opções dinâmicas, estimulantes e recompensadoras, focadas em culturas, regiões e histórias que só podem ser experienciadas em primeira mão. Mantemos o compromisso de trabalhar com instituições de toda a região para incentivar a curiosidade e enriquecer as viagens dos estudantes”, referiu Mohammed.
“Podem também ter ouvido falar sobre a próxima Expo 2020 Dubai (a primeira Expo Mundial a ocorrer na região do Médio Oriente, África e Sul Asiático), com início em outubro de 2020 e uma duração de seis meses, que promete ao visitante uma experiência imersiva e que levará os estudantes e as audiências mais jovens a conhecer o melhor das inovações sustentáveis”, disse Mohammed, e acrescentou: “Esta é ainda outra oportunidade para que as instituições educativas aprimorem as suas habilidades e voltem a colocar o pragmatismo nos seus países de origem”.
A EduVoyage pertence à ITL World, uma das empresas de gestão de viagens que mais cresce na região, com escritórios na Ásia, Médio Oriente e Europa. A ITL World oferece um portfólio abrangente de soluções de viagens para diversos públicos em todo o mundo, incluindo viagens para estudantes.