Exposição “Surrealismo de Goa, Zagreb, Lisboa e Coimbra” pode ser visitada no Espaço de Arte do Recordatório Rainha Santa Isabel em Santa Clara na cidade de Coimbra em Portugal. A exposição é inaugurada dia 29 de outubro, às 18h00.
A exposição organizada por Santiago Ribeiro em parceria com José Simão, Presidente da União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, recebe obras de Santiago Ribeiro e dos artistas convidados Radhika Menon, da India, Nikolina Petolas da Croácia e Paula Rosa de Lisboa.
Radhika Menon, do sul da Índia, de Kerala, onde cursou a escola primária, tendo vivido em Mumbai / Bombaim, e atualmente em Goa. A artista tem obras por várias partes do mundo, incluindo o Brasil e a Indonésia. Radhika Menon tem vindo a colaborar em documentários e curtas-metragens, e com outros artistas de motion graphics. Está pela primeira vez em Portugal a convite de Santiago Ribeiro.
Nikolina Petolas vive e trabalha em Zagreb na Croácia, a partir aí envia as suas obras para todo o mundo. Já expôs várias vezes em Portugal, a convite do Santiago, mas também em muitas outras cidades de diferentes países. Paris é uma das cidades que vai receber as obras da artista numa exposição individual.
Paula Rosa vive e trabalha em Lisboa de onde também promove sua arte para todo o mundo. Tem vindo a participar em inúmeras exposições nacionais e internacionais, algumas delas a convite de Ribeiro, em cidades como Dallas, Mississípi, Berlin, Madrid, Paris e Granada.
Santiago Ribeiro é de Coimbra, e á considerado um dos mais dinâmicos artistas surrealistas portugueses e tem vindo a promover sua arte e o surrealismo do séc. XXI por todo o mundo. Em outubro e novembro o artista expõe em Minskna Biélorrussia, Nova Delhina India, na Sicília no sul de Itália e mais uma vez em Moscovo, onde expõe regularmente desde 2011.
Os três artistas presentes na exposição em Coimbra fazem parte da Internacional Surrealism Now da qual Santiago Ribeiro é o fundador, a maior exposição de arte surrealista do século XXI que teve início em 2010 organizada pela Fundação Bissaya Barreto.
Desde 2010 que Santiago tem vindo a expor sua arte em várias cidades por todo o mundo, como Berlim, Moscovo, Nova Iorque, Dallas, Los Angeles, Mississippi, Varsóvia, São Petersburgo, Nantes, Paris, Londres, Pequim, Florença, Madrid, Granada, Barcelona, Lisboa, Belgrado, e noutras cidades de países como Monte Negro, Roménia, Japão, Taiwan e Brasil, bem como em diversas cidades em Portugal. A estas juntam-se agora Minsk, Nova Delhi e Caltagirone na Sicília.
A exposição em Santa Clara tem também como objetivo recordar a Rainha Santa, de Coimbra, através da exposição de várias peças antigas, estátuas e livros antigos sobre a Rainha Santa.