Bragança possui uma das maiores e mais ativas instituições do ensino superior em Portugal. São vários os laboratórios e os investigadores a trabalhar nos mais diversos domínios, alguns com impacto direto na região.
Dia 4 de outubro, às 21h30, na Casa da Seda, em Bragança, reúnem-se alguns dos cientistas do Instituto Politécnico de Bragança, de 4 Centros de Investigação e de 1 Laboratório Colaborativo num encontro com tema “Ciência & Inovação em Bragança: o que podem fazer por si?”
Os cientistas vão tentar dar resposta a algumas das questões que permitam possuir-se uma visão geral sobre as atividades dos cientistas, tais como: Que ciência se faz em Bragança e de que forma é integrada na região e no mundo? Quem são os cientistas? Como trabalham e o que investigam? Que resultados obtêm?
De entre os participantes no encontro estão:
■ Isabel Ferreira, Vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança, que vai falar sobre o ecossistema de cocriação de inovação, envolvendo a comunidade científica e os alunos em parcerias firmes com empresas e organizações.
■ Ana Isabel Pereira, Vice-coordenadora do Centro de investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), um centro de investigação de excelência que promove o desenvolvimento da indústria 4.0.
■ Cristina Mesquita, Coordenadora do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB), uma unidade de investigação aplicada às especificidades da educação básica, onde se desenvolvem projetos de investigação fundamental e de intervenção pedagógica.
■ Filomena Barreiro, Vice-coordenadora do Centro de Investigação de Montanha (CIMO), um centro de investigação de referência mundial que vai da natureza aos produtos de forma sustentável.
■ Paula Fernandes, Coordenadora da Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG), uma unidade que promove e desenvolve investigação aplicada, pluridisciplinar e de referência sobre temas que se enquadram na área das Ciências Empresariais e Económicas.
■ Andrey Romanenko, Diretor do Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação (MORE), um laboratório colaborativo focado no desenvolvimento socioeconómico e na criação de emprego qualificado.