Companhia área AirAsia X, de longo curso, do Grupo AirAsia, acaba de finalizar uma encomenda à Airbus para o fornecimento de mais 12 aeronaves A330-900 e 30 A321XLR. O contrato foi assinado em Kuala Lumpur, na Malásia, no dia 30 de agosto por Tan Sri Rafidah Aziz, presidente da AirAsia X Berhad e Guillaume Faury, diretor executivo da Airbus.
Anthony Francis Fernandes, CEO do Grupo AirAsia, presente na cerimónia da assinatura do contrato, referiu: “Esta encomenda reafirma a nossa seleção do A330neo como a escolha mais eficiente para a nossa futura frota de grande porte. Além disso, o A321XLR oferece o maior alcance de voo de qualquer aeronave de corredor único e vai permitir-nos introduzir serviços em novos destinos”.
O responsável do Grupo AirAsia acrescentou: “Estas aeronaves são parceiras perfeitas para operações de longo curso e baixo custo e vão permitir-nos ampliar ainda mais nossa posição de líder de mercado nesse setor de rápido crescimento”.
Tan Sri Rafidah Aziz, presidente da AirAsia X Berhad, referiu que o contrato agora assinado é prova da confiança e compromisso para um futuro nas operações de longo curso, e que os “novos recursos e as modificações do A330neo elevarão nossos setores de serviços de longo curso para um nível superior e permitirão à AirAsia X expandir-se além do raio de oito horas de voo, como a Europa, por exemplo”.
Guillaume Faury, CEO da Airbus, comentou: “A AirAsia X foi pioneira no modelo de longo curso e baixo custo na região Ásia-Pacífico. Esta nova encomenda de A330neo e de A321XLR é um verdadeiro endosso da solução Airbus para dar resposta à procura do mercado” e esta “poderosa solução fornecerá à AirAsia X os custos operacionais mais baixos possíveis, expandir a rede e permitir e aumentar o número de passageiros a voar para destinos mais longínquos”.
Com o novo contrato o número de aeronaves A330neo encomendadas pela AirAsia X sobe para 78, e a encomenda do A321XLR faz com que o AirAsia Group amplie sua posição como maior operadora aérea do mundo da família A320, subindo agora, com esta encomenda, para um total de 622 aeronaves.
Atualmente, a AirAsia X opera uma frota de 36 aeronaves A330-300s nas rotas na região Ásia-Pacífico e Médio Oriente. Também em agosto, o primeiro A330neo ingressou na frota da AirAsia X Thailand, companhia afiliada de longo curso da AirAsia em Bangcoc. A aeronave é o primeiro de dois A330neos a ingressar na filial tailandesa da companhia aérea, até o final do ano.
O A321XLR é o próximo passo evolutivo do A321LR, que responde às necessidades do mercado tendo mais alcance, mais carga útil, e menos consumo por assento em comparação com as aeronaves concorrentes da geração anterior.
O A330neo é um verdadeiro avião de nova geração, construído com base no sucesso do A330 e aproveitando a tecnologia do A350 XWB. A aeronave incorpora a nova geração, altamente eficiente, de motores Rolls-Royce Trent 7000 e uma nova asa otimizada em 3D de maior alcance com os novos Sharklets.
A introdução dos avanços técnicos trazem uma redução significativa no consumo de combustível de 25% em comparação com aeronaves concorrentes de geração mais velha, e de dimensão semelhante. O A330 é uma das famílias de aviões mais populares de todos os tempos, tendo recebido mais de 1.700 pedidos de mais de 120 clientes.