Através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com a Força Aérea e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-MAR) foi coordenada pela Marinha, na noite de 14 de maio, uma operação de resgate médico de uma criança de 4 anos de idade ao largo da Figueira da Foz.
A criança do sexo masculino, de nacionalidade britânica, encontrava-se no navio de passageiros VENTURA, que navegava a 113 milhas, ou seja, 210 quilómetros, a oeste da Figueira da Foz, apresentava um quadro clínico de febre e convulsões.
O alerta chegou ao MRCC Lisboa às 19h11 através do navio e após avaliação médica do CODU-MAR foi realizada a evacuação com recurso a um helicóptero EH-101 da Força Aérea, que descolou do Montijo.
A criança, sempre acompanhada do pai, foi transportada na aeronave da Força Aérea, que aterrou em Lisboa na Base Aérea de Figo Maduro por volta das 23h00. A criança foi transportada por uma ambulância do INEM, que já aguardava no local, para uma unidade hospitalar.