Dia da Marinha é comemorado em Coimbra

Coimbra acolhe este ano as comemorações do Dia da Marinha. De 11 a 19 de maio, realizam-se exposições, atividades náuticas no Rio Mondego, concertos pela banda da Armada e a cerimónia militar. As comemorações envolvem cerca de mil militares da Marinha.

Dia da Marinha é comemorado em Coimbra
Dia da Marinha é comemorado em Coimbra. Foto: © Rosa Pinto

A Marinha Portuguesa comemora, pela primeira vez, o Dia da Marinha numa cidade não banhada pelo mar. Coimbra é em 2019 a anfitriã das cerimónias que envolvem exposições temáticas, atividades náuticas no rio Mondego, concertos da Banda da Armada, a entre outros eventos, como a Cerimónia Militar. Todas as atividades são de acesso gratuito e destinadas a toda a família.

Programa

​​​ De 11 a 19 de maio, decorre uma exposição interativa sobre as atividades da Marinha no Pavilhão Centro de Portugal, ao mesmo tempo que uma exposição de meios ao ar livre no Parque Verde do Mondego. Nesta exposição, será possível realizar batismos de mergulho, experimentar a torre de escalada, tenda de airsoft, simuladores de voo e de navegação, ter uma experiência única de realidade virtual, entre outras atividades.

De 15 a 19 de maio, na Praça da Canção, decorrem várias atividades náuticas no rio Mondego, com batismos de rio nas lanchas anfíbias e embarcações do Instituto de Socorros a Náufragos e da Polícia Marítima.

No âmbito cultural, a Marinha organiza o colóquio “O Mar: Tradições e Desafios”, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Na noite do dia 17 de maio, a Banda da Armada dará um concerto gratuito, ao ar livre, no Jardim da Sereia.

A Banda da Armada vai surpreender com vários eventos musicais pela cidade de Coimbra:

Dia 11 de maio atua às 10h30 no Mercado D. Pedro, e às 15h30 na Praça da República.

Dia 12 de maio atua às 10h30 desde a Praça 8 de Maio até ao Largo da Portagem, às 15h30 no Parque Verde do Mondego.

Dia 17 de maio, a Banda regressa à Praça 8 de Maio, às 10h30, à Rua Ferreira Borges às 11h30 e ao Largo da Portagem às 16h30.​

As comemorações terminam no dia 19 de maio com a Cerimónia Religiosa na Igreja de Santa Cruz, seguida pela Cerimónia Militar na Avenida Emídio Navarro, pelas 11h00 e que culminará com demonstração de capacidades no Rio Mondego às 12h00.

O Dia da Marinha em outras localidades

Na Figueira da Foz, de 11 a 19 maio, há navios abertos a visitas no cais Comercial do Porto da Figueira da Foz, das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00.

Em Lisboa estão abertos, gratuitamente, ao público nos dias 18, 19 e 20 de maio o Museu de Marinha, o Aquário Vasco da Gama e o Planetário Calouste Gulbenkian e em Cacilhas a Fragata D. Fernando II e Glória.

O Dia da Marinha assinala-se a 20 de maio em homenagem ao grande feito de Vasco da Gama que, neste dia, em 1498, pela primeira vez na história, ligou, por via marítima, a Europa ao Oriente, com a chegada a Calecute, na Índia. Atualmente, esta data comemora-se através da oportunidade dos portugueses e da terra anfitriã das celebrações, conhecerem e contactarem com a Marinha.​

Dia da Marinha é comemorado em Coimbra
Dia da Marinha é comemorado em Coimbra