Mais de 600 participantes de todo o mundo competiram, durante 10 dias, nas Olimpíadas Internacionais de Matemática, que este ano se realizaram em Hong Kong. Os participantes portugueses conseguiram um excelente resultado ao conquistarem uma medalha de bronze e cinco menções honrosas.
A medalha de bronze foi conquistada por Bruno Dias da Costa Carvalho (da Escola Secundária do Padrão da Légua, de Matosinhos), e as menções honrosas foram conseguidas por Alberto Cavaleiro Pacheco (do Colégio Paulo VI, de Gondomar), Pedro Moreira Fernandes (da Escola Secundária da Guia, do Pombal), Duarte Luís Maria Nascimento (da Escola Secundária da Amadora, da Amadora), Henrique Miguel Andrade Campos Navas (da Escola Secundária D. Filipa de Lencastre, de Lisboa) e David Munhá Canas Correia (do Colégio Moderno, de Lisboa).
As Olimpíadas Internacionais de Matemática são uma competição que exige um elevado nível de preparação e treino sistemático e orientado. A preparação dos participantes portugueses está a cargo do Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra. A organização da participação de Portugal é da responsabilidade da Sociedade Portuguesa de Matemática.
Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, já felicitou os participantes portugueses pelo resultado alcançado, referindo que “nos deixa a todos orgulhosos”, e acrescentou: “Faço votos para que essa dedicação continue e que seja sempre alvo de todo o reconhecimento”.