O debate “Leading the United Nations: A Global Townhall with UN Secretary-General candidates” decorreu na Assembleia Geral das Nações Unidas, onde os candidatos responderam a perguntas de diplomatas e a outras formuladas pelo público em geral.
Sobre o debate, Mogens Lykketoft, Presidente da Assembleia Geral da ONU, disse: “Desta vez, queremos garantir que todos os Estados-membros da ONU, de todo o mundo, têm a possibilidade de saber quem são os candidatos, qual a sua visão e como a executam”.
Os candidatos foram divididos em dois grupos para responderam às questões. António Guterres, que foi muito aplaudido, fez parte do primeiro grupo de 5 candidatos, em conjunto com Vesna Pusic, da Croácia, Susana Malcorra, da Argentina, Vuk Jeremic, da Sérvia e Natalia Gherman, da Moldávia.
António Guterres defendeu que se for eleito irá aplicar a paridade de género nas nomeações e considera que as mulheres devem ter acesso a mais poder na organização, referindo que “deve existir nas nomeações uma política de paridade”, e acrescentou: ” Temos de ser claros na forma como são feitas as nomeações de cima para baixo, começando por haver um maior equilíbrio ao nível mais alto”.