A Universidade do Minho (UMinho) assinala os 45 anos de existência no dia 18 de fevereiro. A celebração ocorre com uma sessão solene no Salão Medieval do Largo do Paço, em Braga.
Na cerimónia intervém o reitor Rui Vieira de Castro, o presidente do Conselho Geral, Luís Valente de Oliveira, e o presidente da Associação Académica, Nuno Reis.
Também faz parte da cerimónia o tradicional cortejo académico e a entrega do Prémio de Mérito Científico, dos diplomas de reconhecimento aos funcionários mais antigos, dos prémios escolares e das cartas doutorais.
Os momentos musicais são da responsabilidade do Coro Académico da UMinho, que é acompanhado pelo Ensemble de Metais do Departamento de Música da UMinho, sob a direção de Sílvio Cortez.
No âmbito das comemorações foi já realizada, em Braga e em Guimarães, uma Gala de Ópera da Orquestra e do Coro de Alunos da Licenciatura em Música da UMinho com as solistas Marina Pacheco (soprano) e Patrícia Quinta (mezzo soprano), com direção do maestro José Maria Moreno.